A comunicação no CurtaDoc

Os meios de comunicação inspiram o episódio inédito do CurtaDoc desta próxima terça-feira, 10 de julho, às 21h, no SescTV. Meios de Comunicar apresenta três documentários de realizadores do Rio de Janeiro: O minuto é um minuto que não se repete de Leonardo Souza;  The Big Boy Show, de Claudio Dager e Leandro Petersen e Poética, de Sidney Schroeder. O professor de Cinema e Comunicação João Guilherme  Barone (PUC/RS) é o convidado especial para falar sobre o tema e comentar os curtas.

O minuto é um minuto que não se repete, de Leonardo Souza (15min, 2010) recupera a história da Rádio Relógio Federal, sucesso dos anos 1960 a 1980. A característica particular da rádio era informar a hora de minuto a minuto. O documentário ouve antigos ouvintes que ainda preservam na memória a presença cotidiana da Rádio Relógio.

O curta The Big Boy Show, de Claudio Dager e Leandro Petersen (20min, 2004) é também uma viagem ao passado. O personagem é o radialista Big Boy, que revolucionou a linguagem radiofônica nas décadas de 1960 e 1970, e criou o Baile da Pesada. A trajetória de Big Boy é exibida através de gravações antigas, fotografias e depoimentos de amigos próximos desse figura que marcou a história musical no Rio de Janeiro e viveu à frente de seu tempo.

O papel da televisão na sociedade é o mote de Poética, de Sidney Schroeder (5min, 2009). O curto documentário gera uma reflexão sobre a realidade cultural do brasileiro a partir da intensa presença da televisão na vida diária.

Documentário X Jornalismo é o assunto do quadro Curtas Palavras, exibido no encerramento do programa. A professora de Cinema Claudia Mesquita (UFMG) e a montadora Tatiana Toffoli expõem suas opiniões sobre o tema.

A série CurtaDoc, no ar desde 2009 no SescTV é uma realização da Contraponto, que também criou o CurtaDoc na web. O acervo online conta hoje com 812 curtas latino-americanos que podem ser assistidos na íntegra.  Realizadores da América Latina podem inscrever suas produções diretamente no www.curtadoc.tv e participar da seleção para as próximas temporadas na televisão. O programa

está na segunda temporada no SescTV e conta com 89 episódios e aproximadamente 300 curtas exibidos. O canal SescTV está disponível para todo o Brasil pela TV por assinatura, pelo sistema DTH: Sky (canal3), Oi TV (canal 28), GVT (canal 228) e CTBC (em diferentes números de canais) e em mais 77 operações de TV a cabo em todo o território nacional.

Contato:  direção • Kátia Klock • (48) 3334.9805 / 9989.4202 • producao@contraponto.tv

comunicação • Sarah Goulart • (48) 3334.9805 / 8855.0693 • imprensa@contraponto.tv

Categorias: , Tags: , , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *