A Era do Radioteatro

Chega em boa hora o livro “A Era do Radioteatro” (R$ 35,00), que leva a assinatura do professor universitário Roberto Salvador.

A obra, com 340 páginas, relata as encenações radiofônicas no Rio de Janeiro com histórias , depoimentos e fotos de época, lembrando a contribuição de atores, produtores, roteiristas, sonoplastas, músicos e técnicos para este tipo de lazer e entretenimento, tão difundido, principalmente nos anos 1940, 1950 e 1960. O selo é da Gramma Editora (www.grammanet.com.br).

Esta obra se soma a algumas já existentes a exemplo de “Bem Lembrado” (Raquel Grabauska e Mirna Spritzer), que fala sobre o radioteatro em Porto Alegre, e “O Que é Radioteatro” (Ricardo Medeiros), que traça um panorama do gênero desde os tempos do folhetins até a chegada das histórias em série no meio radiofônico.

Outra boa notícia é o anúncio da constituição do Núcleo de Radiodramaturgia das rádios Nacional e MEC, ligadas à EBC, Empresa Brasileira de Comunicação. Nesta parceria consta a SOARMEC – Sociedade de Amigos Ouvintes da Rádio MEC. Com a constituição do núcleo, a idéia é a produção e encenação de peças completas e radionovelas, com o apoio de diversas instituições, como escolas de teatro, grupos de teatro amador, comunitário e universitário.

Categorias: Tags:

Por Ricardo Medeiros

Doutor em Rádio pelo Departamento de História da Université du Maine (Le Mans, França). Radialista, jornalista, escritor e professor de rádio do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e assessor de imprensa da Prefeitura de Florianópolis. É um dos fundadores do Instituto Caros Ouvintes.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *