A evolução do Rádio HD é apresentada na NAB Show 2016

O sistema de radiodifusão sonora digital HD Radio é um dos avanços mais emocionantes em transmissão de rádio desde a introdução do sistema FM estéreo mais de 50 anos atrás.

radio-digital

Aproveitando-se da mais recente tecnologia digital, estações de rádio são capazes de oferecer conteúdo com qualidade de som superior e mais opções de programação do que nunca, e, além disso, podem fornecer novos e emocionantes serviços de radiodifusão de dados para os consumidores.

iBiquity Digital Corporation, com sede em Columbia, MD, é a desenvolvedora da tecnologia HD Radio. iBiquity foi formada em agosto de 2000 pela fusão de Radio Lucent Digital com a EUA Rádio Digital e continua inovando em melhorias e serviços para emissoras AM e FM que utilizam o sistema de radiodifusão digital de rádio HD. iBiquity e os seus antecessores foram pioneiros no Radio HD “in-band / on-channel” (IBOC) tecnologia de rádio digital que permite que os radiodifusores atualizem para o serviço digital dentro de sua atribuição de frequências existente, evitando a necessidade de espectro adicional.

Mais opções ao público

Mais de 2.100 estações de rádio AM e FM em todo o país estão transmitindo com o uso da tecnologia digital HD Radio, e mais de 1.000 destas estações são multicast canais adicionais do programa, dando à elas a chance de experimentar com formatos novos e inovadores, e dando aos ouvintes exatamente o que eles querem: mais opções. A transição para a tecnologia HD Radio também atingiu um marco importante em 2009, com mais de 1.000 produtos de rádio HD disponíveis em lojas de varejo.

Alguns dos novos recursos de dados para emissoras estão trazendo aos consumidores que utilizam a tecnologia HD Radio o “iTunes Tagging”, que torna possível para os ouvintes “marcarem” as músicas que ouvem no rádio para posterior compra na loja de música on-line do do iTunes; informações de tráfego avançado integrado em dispositivos de navegação GPS usando dados fornecidos pelo Consórcio Transmissão de Tráfego (BTC) e Rede de Tráfego Total (TTN); e um programa de dados associados (PAD), tais como o título da canção e artista.

NAB, através de seu co-patrocínio e participação da Subcomissão do NRSC Radiodifusão Digital (DRB), contribuiu para a avaliação de rádio digital IBOC, que foi fundamental na adoção da tecnologia da FCC em Outubro de 2002.

Mais recentemente, NAB tem trabalhado estreitamente com iBiquity e fabricantes de equipamentos de transmissão para acelerar o desenvolvimento de equipamentos de transmissão de rádio de HD baseado na próxima geração de tecnologia de HD Radio “exportador” que reduz significativamente o custo de upgrade de uma estação para HD Radio. As economias de custos para os membros do NAB de qualquer tamanho podem ser mais de US$ 10,000.00 por estação devido ao investimento inicial da NAB nesta tecnologia avançada de transmissão.

Acontecendo Aqui, 25/04/2016.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *