A Força da Mídia Regional

Uma nova e poderosa Mídia está surgindo no estado. É a Central de Notícias Regionais – CNR/SC – que reúne a capilaridade e o potencial dos Jornais Regionais Diários (filiados à ADI/SC) e as Emissoras de Rádio (associadas à ACAERT).
Extraído da Revista da Associação Catarinense de Empresas de Rádio e Televisão (Acaert)

Trata-se de uma Central que produz, diariamente, material jornalístico para os jornais e as rádios. “A CNR não é uma agência de notícias, pois ainda não temos infra-estrutura suficiente para isso. Mas é, sem dúvida, um importante referencial para os veículos que participam do projeto”, explicou o jornalista Fernando Bond, um dos coordenadores da Central.
“A ADI e a ACAERT sempre desejaram implantar uma Central, que pudesse oferecer um serviço de qualidade na área do jornalismo. O que fizemos foi reunir os esforços”, ressaltou Adriano Kalil, da Central de Comunicação, parceiro da iniciativa.
O projeto já existe há um ano e meio, quando o jornalista Marco Aurélio Gomes foi convidado a implantar a Central. O trabalho começou com os jornais diários associados à ADI/SC. “Fizemos vários workshops com os proprietários e com os editores-chefes, mostrando a importância da integração editorial”, lembra Marco. Para Âmer Félix Ribeiro, presidente da ADI/SC, a principal vantagem da Central é dar visibilidade à Rede dos jornais diários do interior.


Da esquerda para direita: Luiz Fernando Bond, Méri Rosane Alvim da Silva, Sílvio Loddi, Patrícia Gomes e Marco Aurélio Gomes.

A entrada das Emissoras de Rádio da ACAERT aconteceu em junho deste ano. “Nossas associadas passaram a contar com o trabalho de uma equipe de jornalismo na capital e Brasília, que produz as principais notícias do dia”, comentou Ranieri Moacir Bertoli, presidente da ACAERT. A CNR/SC conta com a participação dos 25 principais jornais diários do interior, cuja tiragem conjunta chega a 120 mil exemplares, além de 65 emissoras de Rádio, espalhadas pelo estado.
A Central possui uma repórter em Brasília, Nancy Araújo e outra em Florianópolis, Patrícia Gomes e um gerente, Sílvio Loddi.
As três últimas viagens do governador Luiz Henrique ao exterior tiveram a cobertura de um jornalista da CNR/SC, que produziu matérias para jornal e rádio. Em mp3. Um site foi especialmente criado para facilitar a vida dos editores. A CNR/SC também faz a clipagem eletrônica e emite relatório de aproveitamento do material produzido. É a Mídia Regional mostrando sua força.


{moscomment}

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *