Como as rádios lançavam os grandes nomes da MPB

O rádio fez muita história não apenas como forma de comunicação, mas no lançamento de muitos cantores, principalmente nas décadas de 40 e 50, onde a música e as notícias eram movidas boa parte pelas ondas da radiola.

radio
E nós trouxemos um pouquinho desse período para você conhecer, confira mais sobre a história da MPB e o rádio.

Mas, como era?

Os programas eram feitos em auditórios de teatro ou das rádios e transmitidos pelas mesmas. Estilos como valsa, bolero, samba-canção eram alguns dos favoritos nesses programas que lançaram vozes como Ângela Maria, que ficou conhecida como “a rainha do rádio”, Marisa Gata Mansa, Francisco Alves, Cauby Peixoto, Dalva de Oliveira, que era uma das cantoras mais populares na época, entre outros.

As músicas eram o que chamamos da verdadeira “sofrência” hoje em dia, amores mal resolvidos ou proibidos, desilusão amorosa e muitas fossas eram temas de várias canções que embalaram essa fase da MPB e o rádio.

Legado e influências

Atualmente, soa estranho falar em programas de rádios em auditórios para lançar cantores, mas a MPB e o rádio deixaram sim o seu legado com os artistas que influenciaram outros artistas a fazer música pelo gosto e não apenas por dinheiro.

As rádios quando convidam uma banda para fazer um som ao vivo e transmiti-lo também vem dessa fase do rádio, é claro que o formato é bem diferente, mas não dá pra negar a influência ali, mesmo que escondida.

Curiosidade

Um dos cantores mais conhecidos da época da MPB e o rádio, e também por sua “Conceição”, ainda tem uma carreira frequente. Cauby Peixoto canta às segundas-feiras no Bar Brahma, um agitado e tradicional bar do Centro da cidade de São Paulo.

O cantor também lançou CDs homenageando outros artistas como Beatles e Frank Sinatra, e recentemente se empenhou no álbum “A Bossa de Cauby Peixoto”.

Fonte: FMHITS, 27/04/2016

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *