A segurança está em você

Não corra riscos sem necessidade. Você poderá pagar um preço muito alto até por pequenos descuidos ao usar o computador, a internet, a câmera digital ou o smartphone. Cultive os melhores hábitos. Eles evitarão até 90% dos problemas que afetam os usuários de dispositivos eletrônicos. Aproveite as observações deste artigo para fazer um pequeno balanço dos procedimentos realmente importantes e reflita sobre as recomendações abaixo, mesmo que suponha saber tudo sobre o assunto.

Segurança – Use sempre software de segurança. Comece com antivírus grátis. Por que permanecer vulnerável a todos os tipos de ataques e contaminações?

Backup – Faça backup ou cópias de segurança do conteúdo mais importante de seu computador. Invista num HD externo de boa capacidade, de 500 gigabytes (GB) ou mais. Guarde cópias em lugares diferentes, em especial dos arquivos e documentos de maior importância ou valor. É claro, num futuro próximo, você guardará muita coisa na nuvem.

Privacidade – Tenha especial cuidado com sua privacidade, particularmente nas redes sociais, como Facebook, Linkedin, Flickr, Orkut – nada de informações ou fotos que possam um dia tornar-se comprometedoras ou inconvenientes.

Senhas – Não use a mesma senha para tudo. Eu sei que dá mais trabalho, mas, em nome da segurança, mude sua senha periodicamente. Não use datas de aniversário ou números de seus documentos. Aprenda a criar senhas alfanuméricas. Exemplo ilustrativo: s9e7n5h3a (eu intercalei os números 9, 7, 5 e 3 entre as letras da palavra senha).

Especificações – Nunca ignore as especificações de seu computador e de seus equipamentos eletrônicos. Elas definem as possibilidades e as limitações de cada um.

Delete o spam – Nunca responda a um spam. Não clique na frase “remova-me”, pois ela pode conter um link para a invasão de um programa espião. Não acredite em propostas milagrosas. Não abra e-mails que prometem cenas de crimes, de terremotos no Japão, de tsunamis, de escândalos, de cenas pornográficas. Delete tudo que for suspeito.

Telas falsas – Cuidado com os phishings (ou fishings), que imitam telas de bancos, do Imposto de Renda, da Justiça ou de lojas famosas, para pedir recadastramento ou seus dados confidenciais e, a partir deles, entrar em suas contas.

Seu laptop – Não caminhe com seu laptop ligado, a não ser que seja em uma curta distância dentro de sua casa, da cozinha à sala, pois, em movimento, com o disco rígido girando em alta velocidade, a máquina pode travar e quebrar.

Perigo na cama – Cuidado quando usar o laptop na cama. O maior risco é obstruir as portas de ventilação da máquina por um travesseiro ou pela colcha. O superaquecimento pode danificar seu laptop. Use uma mesinha de café ou aquela de servir breakfast na cama.

Evite imprimir – Pense um minuto antes de imprimir qualquer coisa. Há pessoas que imprimem tudo. Prefira armazenar ou fazer apenas o registro digital. Se for algum documento com assinatura digital, faça um arquivo em PDF, para transportar ou arquivar.

Perigo na praia – Não leve sua câmera para a praia. Um grão de areia que caia no obturador ou no mecanismo de zoom e você terá um grande problema pela frente. Se você tiver de fazer fotos na praia, leve sua câmera num estojo impermeável ou num saco plástico. Compre uma câmera à prova d’água, totalmente impermeabilizada.

Selecione os e-mails – Guarde seus e-mails de forma seletiva. Lembre-se que eles podem ser arquivados em ordem cronológica, de remetente ou de assunto. Faça backup daquilo for muito importante. Não hesite em deletar todo o resto.

Use atalhos – Aprenda a usar os atalhos (ou shortcuts) de seu teclado. A maioria das pessoas não sabe que Control-C quer dizer cópia. Ou que Control-V é atalho para colar. Ou que Control-B é o comando para salvar. Você não precisa voltar ao mouse e clicar outro comando e perder tempo. Atalho foi criado para ser usado.

Não entulhe seu PC – Faça uma seleção do que você realmente precisa. Não faça de computador uma lata de lixo, com mil bugigangas virtuais, como pequenos aplicativos, ícones, diferentes browsers na barra de ferramentas e coisas que você não vai usar tão cedo. Desinstale o máximo de coisas que não vai usar. Seu computador ficará muito mais leve e mais rápido.

Organize seus papéis – Salve seus documentos e organize tudo que você precisa guardar, como faz, aliás, com contas de luz, telefone e impostos. Abra pastas para esses documentos. Guarde cuidadosamente os documentos ou dados de garantia de seu computador e de outros eletrônicos. Abra uma pasta para os dados de garantia de sua máquina e de outros produtos. Os produtos de eletrônica de consumo costumam quebrar sempre alguns dias após o fim de sua garantia. Mas, algumas vezes, eles se quebram na vigência das garantias.

Carinho virtual – Trate seu computador com carinho. Evite que ele sofra quedas e pancadas, movimentos bruscos ou choques de qualquer tipo. Não ponha copos de qualquer líquido perto dele ou do teclado. Nunca deixe seu laptop dentro do carro. Ele vai ser roubado daqui a pouco. Use estojos disfarçados ou bolsas diferentes comuns.

Bloqueio – Bloqueie seu smartphone. Se ele for um Android, aprenda a usar os recursos de segurança desse sistema operacional.

Copyright 2011 – O Estado de S. Paulo – Todos os direitos reservados

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *