A televisão em Santa Catarina

Em Santa Catarina, segundo Antunes Severo, a TV chegou em 1955/56 para a primeira demonstração.

Televisor anos 1950

Televisor anos 1950

“Radialista Francisco Mascarenhas, diretor da Rádio Diário da Manhã de Florianópolis consegue em São Paulo equipamentos para demonstração de um circuito fechado de TV. As imagens foram transmitidas do auditório para a marquise do prédio da emissora na Praça XV de Novembro, no dia dois de agosto (de 1955 ou 1956 – há controvérsias) com a presença da cantora Marlene, então Rainha do Rádio no Brasil. Os entrevistados, apesar de unânimes quanto ao fato, divergem com relação a data.”

A linha do tempo completa por Antunes Severo você pode conferir aqui.

Buscando esclarecer ainda mais este início, Cárlida Emerim e Beatriz Cavenachi escreveram um artigo que propõe restabelecer uma parte da história de implantação das emissoras de televisão em Santa Catarina. “Para tanto, contextualiza a televisão no Brasil no período entre 1950 e 1980, relaciona com a televisão em Santa Catarina e enfatiza as produções em telejornalismo neste período. ”

Ao longo da pesquisa realizada pelas escritoras,  elas perceberam que muitos dos produtos televisivos exibidos no estado catarinense traziam marcas da política econômica da época em detrimento de escolhas ou propostas de produção de conteúdo para a nova mídia (principalmente no período entre 1964 e 1980). “Também foi possível perceber algumas semelhanças em relação à implantação das emissoras de tevê no Rio Grande do Sul (excetuando a análise sobre o Grupo RBS, hegemônico nos dois estados). O método baseou-se em revisão bibliográfica, levantamento documental, entrevistas e análise discursiva de produtos.” de acordo com Cárlida e Beatriz.

Ainda sobre a história da televisão, Cárlida Emerim escreveu outro artigo, agora juntamente com José Antônio Hüntemann e Maicon Steffen, agora focando em Florianópolis.

Confira o artigo sobre a televisão em Santa Catarina na íntegra abaixo ou faça o download aqui:

Confira o artigo sobre a televisão em Florianópolis na íntegra abaixo ou faça o download aqui:

 

2 respostas
  1. Adalberto Day says:

    Antunes, isso pode ter ocorrido, mas não muda em nada em a TV Coligadas ter sido a primeira do Estado em atividade com a comunidade em 01 de setembro de 1969.
    Mas uma bela pesquisa e esses registros são importantes. Eu desconhecia. Canal fechado para 1/2 dúzia é uma coisa, experiencia, mas efetivamente colocada ao ar só existiu uma legitima como primeira, a TV Coligadas Canal 3 de Blumenau.
    Bela pesquisa, e bela postagem. Dados importantes.
    Parabéns.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.

  2. Antunes Severo says:

    Caro Adalberto, a pesquisa não para por aí. Acabo de entrevistar um dos filhos do empresário catarinense Hilário Silvestre, de Tubarão, que montou e colocou no ar, em caráter experimental, a TV Florianópolis, Canal 11. Em novembro de 1964 eu fui convidado e assumi a Direção Artística da emissora, lá permanecendo até abril de 1965 quando foi tirada do ar por determinação legal. Proximamente teremos matérias no site do Caros Ouvintes sobre essa experiência. Abraço fraterno.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *