A televisão influencia de forma relevante a opinião do eleitor

Eleições | Influência da mídia

Num país em que a televisão aberta está presente em praticamente 100% dos lares e só perde para o fogão parece-me óbvio que este é o meio de comunicação através do qual a grande maioria da população se informa sobre as eleições, sobre os candidatos aos cargos majoritários. E, é claro, a televisão – seja através das entrevistas jornalísticas nos canais de grande audiência ou  dos programas políticos obrigatórios forma, influencia  de forma relevante a opinião do eleitor.

Exemplo: “66% da população que ainda não assistiu aos programas eleitorais e é formada sobretudo pelos  menos escolarizados e pelos mais pobres,  representam o segmento em que a candidata Dilma Roussef (PT) se sai melhor” (fonte-Folha de S.Paulo 2/8/2010). Imagine depois de terem assistido aos programas políticos…

No que se refere à internet, creio que o seu papel  ainda é mais de provocação,  de estimular polêmicas e, convém lembrar,  os sites dos candidatos são, no geral, direcionados essencialmente para o chamado público jovem. Já os jornais  creio que continuam a ser os formadores de opinião por excelência para os mais escolarizados. Quanto ao rádio,  acredito que ele continua a desempenhar nas eleições um  papel secundário uma vez que na mídia eletrônica, temos que reconhecer, a TV aberta é muitíssimo mais forte.

Francisco Socorro é publicitário e reside em Florianópolis, onde é consultor independente de comunicação e marketing para as áreas de licitações públicas e prospecções de novos negócios, além de atuar como redator na elaboração de cases de marketing. Visite as crônicas ou envie um e-mail.

1 responder
  1. Geovani says:

    A televisão aberta realmente é importante nestes casos, como o debate político. É necessário, então, que a emissora tente ser a mais imparcial possível.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *