ACREDITE SE QUISER !

As dificuldades para se transmitir futebol nos  anos 50 e 60 em SC, eram enormes. Na época Blumenau era representada por Guarani, Olímpico e Palmeiras no Campeonato Catarinense. O Guarani foi jogar  em  Lages no estádio Municipal VidaL Ramos Junior contra o Guarani serrano numa quarta-feira à tarde. A tarde a Telesc não tinha condições de liberar linhas para a transmissão do futebol. Isso só era feito nos finais de semana, e com no máximo duas linhas, quando muito três. Com isso muitas emissoras utilizavam transmissores de Ondas Curtas até em SSB. Qual seria a chance da Rádio Nereu transmitir o jogo?
Por Edemar Annuseck

Práticamente nenhuma.  Como eu morava no bairro da Velha num lugar alto, conseguia captar as rádios Mirador de Rio do Sul,  Clube de Lages, Araguaia de Brusque, Cultura e Colon de Joinville, Clube e Difusora de Itajaí, em Ondas Médias., e  Guarujá e a Diário da Manhã pelas Ondas Curtas. Autorizado pelo Lázinho, contatei a Rádio Clube de Lages. Solicitamos  autorização para retransmití-la, com a inclusão do prefixo da Nereu, na relação de emissoras. A Kombi de Freqüência Modulada da Rádio Nereu Ramos – era a única em Blumenau – pilotada pelo sr. Braulino Mello – o homem do cupim – foi colocada no quintal da minha casa, e, por ela o som seria jogado para a rádio. Era tudo na base do improviso. Abri a Jornada e coloquei o microfone junto ao auto-falante do rádio da minha casa para retransmitir o jogo. Camargo Filho – índio véio , grande companheiro – era o narrador da partida. Fiquei no jardim da minha casa conversando com o seo Braulino e ouvindo o meu rádio portátil Mitsubishi. Lá pelas tantas resolvi “corujar” as cô-irmãs, pra saber o que estavam fazendo. Girei o dial e cheguei à Rádio Alvorada que ficava bem no cantinho do rádio. Não me recordo se o Donato Ramos era o diretor da emissora; mas quem comandava o esporte era o Carlos Eduardo Mendonça – o Bolinha -. E surpreso fiquei quando sintonizado na Alvorada, ouvi a mesma transmissão, que estava sendo feita em cadeia pela Nereu. Peguei o microfone, e li o texto do anunciante Hermes Macedo.  Acreditem : saiu no tudo no ar pela Rádio Alvorada. Aí mandei ver :
Senhores e senhores, lamentávelmente a cô-irmã Rádio Alvorada está utilizando o som da Rádio Nereu Ramos, sem estar autorizada para tal. O pessoal da Alvorada não se tocou, e, continuou colocando no ar a transmissão. E eu, lendo os comerciais da Hermes Macedo – que por sinal patrocinava as duas emissoras – até o final da jornada, nas duas. Acredite se quiser !


{moscomment}

Categorias: Tags: , ,

Por Edemar Annuseck

Edemar Annuseck, jornalista, narrador esportivo que iniciou na Rádio Nereu Ramos de Blumenau em 1964 e depois atuou nas Rádio Jovem Pan, Tupi, Record de São Paulo, Clube Paranaense, Cidade e Globo/CBN de Curitiba, TV Jovem Pan e SPORTV, Editor da página de esportes do Jornal A CIDADE DE BLUMENAU, cobrir 5 Copas do Mundo (74, 78, 82, 86 e 90).
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *