ADVB/SC completa 30 anos ampliando presença no interior do Estado e reforçando pilares que motivaram sua fundação

Colocar Santa Catarina no mapa do marketing brasileiro e mostrar que o Estado não era apenas produtor de insumos, mas criador de marcas.

Octávio Lebarbenchon

Octávio Lebarbenchon

Esta foi a motivação de um grupo de empresários que há 30 anos fundou a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC).É o que relatam os pioneiros Luis Nozar, presidente da entidade de 1984 a 1989, e o publicitário Antunes Severo, “Antes da ADVB/SC, as empresas catarinenses não eram conhecidas. As pessoas sabiam, por exemplo, que o Estado produzia cerâmica, mas não conheciam as marcas”, conta Severo,fundador e atual presidente do Instituto Caros Ouvintes, que será homenageado juntamente com os ex-presidentestes da ADVB. Para celebrar as três décadas desse pioneirismo, a Assembleia Legislativa fará Sessão Solene na próxima terça-feira (15/7), às 19h, reunindo diretores, conselheiros, parceiros e autoridades.

A ADVB/SC completa três décadas de trajetória reconhecida nacionalmente pela força e qualidade de suas iniciativas e consolidada como protagonista no desenvolvimento econômico do estado. É também a terceira no ranking da FENADVB. Seus eventos, sempre prestigiados pelo empresariado catarinense, reforçam os pilares de capacitação, relacionamento e reconhecimento. “O sucesso da ADVB/SC vem da lealdade aos princípios que sempre a nortearam, como ações inovadoras para o fortalecimento do mercado, geração de conhecimento e estímulo às boas práticas”, diz Octavio René Lebarbenchon Neto, presidente que assumiu em 2014 com o desafio de conduzir os eventos que marcarão a data histórica.

Prova de que os fundadores foram bem sucedidos em sua iniciativa é a presença cada vez maior da entidade em todas as regiões. Se no início dos anos 90 eram apenas três unidades regionais, em 2014 a entidade conta com representações em dez cidades – Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Grande Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages e Tubarão –, o maior número desde sua fundação. E não pretende parar por aí. “Apostamos nas vice-presidências e nas parcerias regionais para incrementar os projetos e aumentar o número de empresas participantes”, diz Lebarbenchon. Uma das estratégias, comenta, é fortalecer a ala jovem da entidade – a ADVB Jovem. “Temos que abrir espaço para novas lideranças, pois esta geração que chegou quer ser protagonista”.


Cursos e eventos serão ampliados

As distinções de desempenho mercadológico concedidas a empresas e dirigentes e os eventos para troca de experiências e benchmarking, ponto forte da entidade, serão ampliados em breve. No mês de agosto, Lages sedia o 16º Prêmio Empresa Cidadã, mas já estão programados eventos em Criciúma, Chapecó, Joinville e Caçador. A nova diretoria trabalha ainda para promover um evento em São Paulo, para divulgação dos negócios do Estado a potenciais investidores, além de planejar um seminário internacional “para marcar Santa Catarina como referência em marketing no país”, segundo o presidente.
Num mercado que está sempre lançando novidades, a área de capacitação merece atenção e passa por inovação constante. Não por acaso, a área tem um dos mais audaciosos projetos desta gestão, com oferta de cursos que vão atender as demandas de cada área de atuação no mercado. A Sessão Solene do dia 15 foi proposta pelo deputado estadual Gilmar Knaesel e aprovada por unanimidade.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *