Afinal, quem inventou a televisão?

Para começo de conversa devemos considerar o que sabe e o que diz o pesquisador Ivan Dorneles Rodrigues, fundador e mantenedor do Memorial Landell de Moura. Ivan com a palavra.

Televisor anos 1950

Televisor anos 1950

Hoje vamos falar da Televisão, deste aparelho que os donos de cinema tinham um certo receio, pois as pessoas poderiam preferir ficar em casa. Os professores também, pois os alunos poderiam deixar de fazer seus temas escolares, os maridos achavam que as esposas iriam também esquecer certas tarefas domésticas e por ai segue o baile. Lembram?

Mas, quero mesmo puxar um gancho para o nosso ilustre inventor brasileiro, para mostrar a genialidade deste Padre-cientista Roberto Landell

de Moura que em 1904, ainda nos EUA, já estava realizando seus primeiros projetos para transmitir a imagem à distância, denominando de “The Telephotorama”. Gente, estou falando em 1904, ainda nos Estados Unidos.

Aqui em Porto Alegre, quando pároco da Igreja do Menino Deus, o Pe. Landell continuava aperfeiçoando seus projetos para a transmissão da imagem à distância, agora já com o nome de “Televisão”. Isto em 31 de agosto de 1913. Isto mesmo, 1913, não é erro de digitalização.

No meu 2º livro, “Pe. Roberto Landell de Moura – A História Documentada”, tem um capítulo sobre este trabalho, onde publico cópia dos manuscritos do Pe. Landell e a transcrição paleográfica destes escritos.

O Memorial Landell de Moura possui em seu acervo o caderno original do Pe. Roberto Landell de Moura onde está, entre outras matérias super interessantes, esta trabalho e, atenção, com o nome de Televisão. Olhem a genialidade deste cientista brasileiro. Então, hoje vamos resgatar a memória da Televisão.

Fico por aqui inteiramente à disposição. Forte abraço. Ivan Dorneles Rodrigues – PY3IDR | www.memoriallandelldemoura.com.br

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *