Aline Menestrina – vencedora do Prêmio Antunes Severo – Profissional do ano de Marketing e Vendas ADVB/SC 2019

Aline Menestrina Menegazzo é natural de Guarujá do Sul, Santa Catarina. Formada em Administração e Marketing pela Univali, possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.
É gerente de marketing da Gran Mestri Alimentos, hoje a maior fábrica de queijos duros da América Latina.

Juntamente com sua equipe, recebeu os prêmios Top de Marketing e Vendas 2006, 2007, 2008, 2012 e 2016. Conquistou pela JCI Chapecó o Prêmio Toyp, máxima honraria da entidade, que reconhece, formalmente, os jovens que se destacam em suas áreas de atuação para criar uma mudança positiva. Ocupou o cargo de vice-presidente da ADVB Regional Oeste.

Confira!

1 – O que representa o Prêmio Antunes Severo para você?
O Prêmio Antunes Severo é uma honra para o profissional de marketing e vendas. Ele representa a valorização e o reconhecimento dos esforços realizados no dia a dia das organizações. Nós, profissionais de marketing, devemos estar sempre antenados às tendências nacionais e mundiais de nossa área.

2 – Quais atividades, nas áreas de marketing e vendas, você já desempenhou?
Marketing e vendas andam juntos. Nosso trabalho é todo em equipe, além da condução do marketing institucional da empresa, atuo diretamente com toda a equipe de vendas nacional, na capacitação da mesma, dos clientes e dos consumidores, por meio do projeto degustação comentada, que ocorre em salas especiais dos supermercados, no qual convidam uma lista de clientes especiais para criar uma verdadeira experiência de consumo, visando melhorar o paladar.

3 – Qual a sua estratégia para se manter ativa num mercado tão competitivo?
Primeiramente é estar aberta a sugestões. Ouvir a equipe interna e, especialmente, a de vendas que está no campo de trabalho (promotores de vendas, degustadores e vendedores).
Também procuro viajar para o exterior do país em busca de inovação, para poder “conversar”, por meio das embalagens, com o consumidor e criar novos conceitos de consumo. O grande segredo é treinar e preparar as equipes e, assim, criar um padrão.
 
4 – Na sua opinião, quais as principais mudanças na área de marketing nos últimos 10 anos?
Houve uma personalização das experiências de consumo. O consumidor exige cada vez mais exclusividade. O mercado de luxo teve grande evolução graças à crescente globalização, a qual percebo que foi acentuada pelas redes sociais. Penso que só tende a evoluir cada vez mais.

5 – Qual a sua expectativa para o mercado nos próximos anos?
O grande diferencial será a criação de experiências novas de consumo. O mercado irá evoluir bastante, pois o Brasil é um mar de oportunidades. Temos uma população grande e que está em constante evolução de hábitos e aberta ao novo.
As empresas que quiserem se diferenciar da concorrência, terão que investir cada vez mais em marketing e alternativas variadas de consumo. Muito se fala em alto valor agregado e esse é o nosso grande desafio, agregar valor aos produtos e serviços de forma que eles venham a ser comprados (buscados) e não só vendidos (oferecidos).

6 – Qual a sua dica para os profissionais de marketing que estão começando?
A primeira dica é amar o que se faz. Se você está em dúvida, reflita profundamente, pois o marketing é fascinante, mas para os apaixonados. Aperfeiçoamento é vital, investir na atualização é fundamental, mas o que faz a grande diferença é a prática. Conheça profundamente aquilo que faz e a área que está atuando, pesquise o mercado, o consumo e não “caia” no achismo, mas tenha plena certeza, antes de uma tomada de decisão.
Conforme diz o ditado: “Pato novo não mergulha fundo”. Aprendi com grandes empresários que se você não tiver certeza de algo, não o faça. E uma das mais valiosas dicas, que é uma das minhas citações preferidas do personagem da bíblia Salomão: “Quem anda com os sábios, cresce sábio.” Procure trocar experiências com quem tem mais tempo que você, as melhores ideias sempre vêm dos mais experientes.

(ADVB, 21/11/2019)

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