Alto-falante também é usado para combater o fogo

O incêndio pode ser extremamente perigoso para os seres vivos e as estruturas. A exposição a um incêndio pode levar a morte, geralmente pela inalação dos gases, ou pelo desmaio causado por eles, ou posteriormente pelas queimaduras graves.

MILTON – Ethevaldo, qual é a novidade tecnológica mais curiosa que você tem na área de extintores de incêndio?

ETHEVALDO – O mundo ficou conhecendo na semana passada, Milton, um novo extintor de incêndio que funciona com um alto-falante de sons graves, o woofer, em lugar de qualquer líquido, produto químico ou gás para apagar as chamas.

MILTON – Explique melhor como funciona esse extintor de incêndio.

ETHEVALDO: Segundo a notícia da CNN, Viet Tran e Seth Robertson, dois estudantes de engenharia do Estado da Virgínia, nos EUA, inventaram esse extintor depois de perceber que os sons graves – ou seja, os de mais baixa frequência – podiam funcionar como uma nova forma de apagar chamas.

Esses sons funcionam como um sopro de ar que apaga as chamas, Milton. E é curioso que só os sons graves apagam as chamas, porque empurram o ar para frente. Os estudantes de engenharia chegaram a tentar alto-falantes com sons agudos, mas concluíram logo que não funcionavam.

O sistema ainda tem a vantagem de ser considerado mais ecológico do que qualquer outro.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *