Angeli publica sua última tira pela Folha de São Paulo

Em 8 de maio de 2016, um dos quadrinistas mais importantes do país, Angeli (Arnaldo Angeli Filho) publicou sua última tira diária no caderno Ilustrada, do Jornal Folha de São Paulo.

angeli

O caderno de cultura inclusive anunciou a decisão do quadrinista em parar por decorrência de depressão.

Em agosto, Angeli completará 60 anos, tendo começado sua carreira ainda muito jovem, aos 14 anos de idade na revista Senhor. Em 1973 foi contratado pelo jornal Folha de São Paulo. O quadrinista é responsável por uma gama de personagens urbanos e com uma pegada marginal. Meia Oito e Nanico, Rê Bordosa, Skrotinhoss, Wood & Stock, Bibelô, Walter Ego, Osgarmo, Los Três Amigos e o punk Bob Cuspe. O próprio Angeli se tornou um personagem, estrelando nas tiras ‘Angeli em crise’, sem contar sua versão mais caricatural do personagem ‘Angel Vila de Los Três Amigos’. Em 83 publicou um dos trabalhos relativos aos quadrinhos mais respeitados do país, a revista ‘Chiclete com Banana’, grande sucesso editorial.angeli-quadrinista

O chargista também ultrapassou os limites do papel, sendo que em 2000, seus personagens viraram série animada na TV Cultura. Seis anos mais tarde, lançou o filme ‘Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’ n’ Roll’, com direção de Otto Guerra.

Angeli já teve trabalhos publicados na França, Itália, Alemanha, Argentina, Espanha e Portugal. Após 33 anos e mais de 9 mil tiras, não fica os lamentos, mas sim o legado de um artista criativo, crítico e extremamente consistente. Fica o exemplo e inspiração para aqueles que virão. Obrigado, Angeli!

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *