Antunes Severo: Uma mente especialmente dinâmica

severoO Rádio brasileiro e muito especialmente o Rádio catarinense devem muito a EURIDES ANTUNES SEVERO. Nascido no Rio Grande do Sul, mais precisamente em Rosário do Sul, começou sua vida profissional em 1949, nesta mesma cidade, sendo locutor do “Som Azul Estúdio” que operava um serviço de alto-falantes. Seguiu sendo locutor nas Rádios Marajá (de Rosário do Sul), Rio Negro, Marumby, Colombo e Clube Paranaense (todas de Curitiba, no Paraná). Chegou em Santa Catarina em 1956 e destacou-se, logo de início, na Rádio Diário da Manhã, na qual pontificou em múltiplas atividades profissionais, apresentando programas de auditório, e atuando no radiojornalismo, na redação, na reportagem, na produção e principalmente na locução.
Tenho ainda em minha memória, com muita clareza, suas brilhantes  participações , com Adolfo e Walter Zigelli (irmãos que foram trazidos de Joaçaba para Florianópolis pelo falecido Governador Jorge Lacerda) , em momentos de destaque no radiojornalismo, vibrante, corajoso, claro e avançado para a época, porque indiscutivelmente inovador.

Sempre empreendedor, convidou Rozendo Vasconcelos Lima, seu companheiro de Rádio, para juntos criarem em 1963 uma agência de publicidade que ao nascer foi denominada A.S. Propague. Ali, cercado de outras mentes brilhantes- como George Peixoto, por exemplo- muita criatividade foi exercida , cunhando nesta espécie de mercado uma característica própria , qual seja a da propaganda efetiva, mercê da eficiência e da eficácia de seu modus operandi.

Por circunstância da vida, apesar de ser, então, mais jovem do que o Antunes, tive a honra de tê-lo como meu aluno – vibrante, participativo,criativo permanentemente- na disciplina denominada “ Comunicação  e Relações   Humanas”, na ESAG- Escola Superior de Administração e Gerência da UDESC-, na qual colou grau em Administração em 1971.

Antunes Severo exerceu atividades de liderança institucional relevantes : diretor comercial de “O Estado” – o mais antigo jornal de Florianópolis; gerente de marketing da TV Barriga Verde; gerente executivo de TV e Rádios da RBS.  Foi um dos fundadores do Sindicato dos Radialistas de Santa Catarina. É sócio fundador e primeiro presidente da ACP – Associação Catarinense de Propaganda, da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina e do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia. Ressalto como momento muito especial de sua vida profissional, aquele em que Antunes Severo exerceu, com diligência extrema, a função de Secretário de Estado da Comunicação Social, em 1988 e 1989, na gestão do falecido Governador Pedro Ivo Figueiredo de Campos.

Atualmente ele, além das atividades de Professor e Consultor de Marketing, é coordenador e co-editor da publicação virtual CAROS OUVINTES. Surgida a partir da inspiração de Ricardo Medeiros, a publicação virtual CAROS OUVINTES, possui mais de 8.500 assinantes e já ultrapassou a marca de 115 edições,  tendo como dístico apropriadíssimo : “CAROS OUVINTES- a primeira comunidade on-line de apaixonados por Rádio no Brasil.”

Encerro esta minha carinhosa homenagem materializada nesta síntese das  produções da mente dinâmica deste ser humano e comunicador extraordinário que é ANTUNES SEVERO! Ele é um exemplo para todos nós!

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *