Aos meus alunos com carinho

No último dia 27de junho balancei, emocionei-me. Era a banca de TCC de  Felipe e Gabriel. O resultado foi 10, nota máxima para uma dupla que realizou um trabalho exemplar no Curso de Jornalismo da Estácio de Sá de Santa Catarina. 
Por Ricardo Medeiros

Abaixo, segue, com muito carinho, o meu pequeno discurso em homenagem aos meus alunos que produziram um Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Avaí, uma das equipes de futebol mais tradicionais do Estado:
Felipe Koerich e Gabriel Garcia. Eu os conheci em 2005 quando comecei a lecionar na Estácio de Sá. Para mim foi uma supresa eles terem escolhido o rádio como mídia para o TCC. Uma supressa agradável.

[ Clique aqui para ouvir ]

Durante os nossos encontros semanais eles foram pontuais, atenciosos, dedicados. Foram além, conseguiram realizar um documentário riquíssimo em fontes e recursos sonoros. Fizeram um trabalho de alta qualidade que está pronto para ser veiculado em qualquer emissora de Santa Catarina e de outros estados do país.
Os acadêmicos conseguiram reunir com excelência representantes dos  jogadores, dirigentes, jornalistas e radialistas, bem como torcedores que traçaram um panorama da campanha vitoriosa do time do Avaí em 1988 pelo campeonato catarinense de futebol. Através desses depoimentos, os ouvintes têm uma excelente noção do que foi a trajetória da equipe de Florianópolis na competição daquela época.
A locução é sóbria e ao mesmo tempo interpretativa e eficiente para que o receptor (ouvinte) seja atraído pela mensagem. Por sua vez, o tempo determinado para cada depoimento dos entrevistados permite a criação de um ritmo instigante e necessário para um programa de rádio de 30 minutos. As trilhas sonoras e efeitos também foram fundamentais na tarefa de fazer com que o ouvinte permaneça com sua atenção voltada para o documentário.
Com esmero e competência, o programa elaborado pelos acadêmicos Felipe Koerich e Gabriel Garcia vai ao encontro do que é definido como documentário de rádio. Ou seja, aborda um tema em profundidade com uma pesquisa de dados e arquivos sonoros, reconstituindo e analisando um fato importante.
Vale ressaltar que antes da realização deste documentário não havia registro – tanto pelo rádio, como TV e pelo jornal – de material jornalístico amplo e completo a respeito da conquista do campeonato catarinense de 1988 pelo Avaí Futebol Clube. Trata-se, portanto, de um fabuloso resgate histórico inédito que traz à tona os quase 20 anos do título da equipe da Capital, que na época estava há 13 anos sem conquistar a competição.
Felipe Koerich e Gabriel Garcia. Seus pais, demais parentes, amigos, professores e direção da Faculdade Estácio de Sá podem ficar orgulhosos de vocês, pois a dupla conseguiu fazer um trabalho brilhante. Da minha parte, gostaria de agradecê-los por terem me escolhido como orientador do TCC. Que sejam colhidos outros bons frutos na caminhada de vocês. Até breve, futuros colegas de profissão.
São José, 27 de junho de 2007

Categorias: Tags: ,

Por Ricardo Medeiros

Doutor em Rádio pelo Departamento de História da Université du Maine (Le Mans, França). Radialista, jornalista, escritor e professor de rádio do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e assessor de imprensa da Prefeitura de Florianópolis. É um dos fundadores do Instituto Caros Ouvintes.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *