Aryovaldo Huáscar Machado

Uma das lendas vivas do rádio catarinense está gravemente enfermo. Está internado há duas semanas no Hospital Baia Sul, em Florianópolis, o jornalista e ex-vereador por Criciúma, Aryovaldo Huáscar Machado, 81 anos, irmão dos também jornalistas e radialistas Agilmar, Attahualpa e Aderbal Machado. Aryovaldo foi um dos pioneiros na Rádio Difusora da Laguna (década de 50, na gerência e também aos microfones), Rádio Araranguá (berço da família Machado) e também da Rádio Eldorado, de Criciúma. Aryovaldo compõe uma família voltada ao jornalismo e nasceu no dia 17 de agosto de 1931, na cidade de Araranguá, filho de Manoel Telésforo Machado e Marfilina Martins Machado; seus irmãos são Licínia Machado Silva e Constança Machado Pacheco (por parte de pai), Aderbal Telésforo Machado (falecido em 1943, aos 16 anos), Attahualpa César Machado (falecido em 15 de janeiro de 2009), Agilmar Machado, Icléia Machado Souza, Aimberê Araken Machado e Aderbal Machado (nascido em 1944). Foi casado com Dalcy Rovaris Machado (falecida).

É pai de Sérgio Augusto Machado, Sidney Gladstone Machado (falecido), Samir Machado, Denise Machado e Aryovaldo Huáscar Machado Júnior (falecido).

Seguidor do budismo, deixa expressos seus desejos após sua morte, sucessivamente repetidos em conversas familiares: após o término de seus dias, ser cremado (sem velório) e ter suas cinzas jogadas no leito do pequeno Rio Jundiá, interior do velho município de Araranguá, onde a família possuía dois sítios que foram palco de sua infância e adolescência.

Depois do seu início de carreira, na Rádio Eldorado de Criciúma, em 1948, passou por vários cargos e funções em órgãos de imprensa e serviço público: Rádio Difusora de Laguna, TV Eldorado Catarinense (Criciúma), TV Eldorado (Florianópolis), Palácio do Governo (Imprensa), nas gestões Colombo Machado Salles e Esperidião Amin, secretaria municipal de Criciúma na gestão Nery Jesuino da Rosa, Serviço Nacional do Trigo e, finalmente, Fiscalização da Fazenda do Estado de Santa Catarina. Fundou e dirigiu vários jornais, além de ter colaborado com tantos outros órgãos de imprensa. Embora tenha um imenso acervo de preciosos escritos elaborados até esta data, jamais os publicou. [Com informações de Valmir Guedes Jr e Agilmar Machado]

Categorias: , , Tags: , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *