As primeiras emissoras de rádio AM em Santos

Em 26 de dezembro de 1926 fundava-se em Santos (SP) a primeira estação radiotransmissora Rádio Club de Santos, Estação Miramar, mais tarde, sob o prefixo PRB-4. Hoje Rádio Clube de Santos.
Por Rúbia Vasques 

A segunda emissora local a ser inaugurada foi a Rádio Atlântica de Santos no dia 26 de maio de 1935 por Carlos Baccarat, PRG-5, prefixo ZYK 534, freqüência 590 kHz.
A Sociedade Rádio Cultura de São Vicente veio surgir apenas 11 anos mais tarde, em 17 de outubro de 1946 e instalada num chalé de madeira ao lado do Clube Hípico na cidade vizinha e depois transferida para Santos. Seu primeiro prefixo era ZYH-3, depois ZYK 652, na freqüência 930 kHz.
A quarta emissora AM demorou a ser inaugurada na cidade. Foi apenas em 23 de março de 1952 que surge a Rádio Difusão Cacique AM, ZYK 652, freqüência 1510 kHz.
A Sociedade Rádio Universal Ltda. foi a quinta emissora inaugurada dois anos mais tarde, em 1954 em Santos e foi instalada inicialmente à Rua Sete de Setembro. Quando a emissora iniciou suas transmissões tinha 100 watts de potência, na freqüência de 810 kHz, sob o prefixo de ZYK-655.
Às 11 horas do dia 30 de julho de 1961 foi inaugurada a Rádio A Tribuna de Santos Ltda. A sexta emissora a funcionar em Santos teve como primeiro prefixo ZYR-252 com a potência de 1.000 watts. As instalações da nova emissora foram bentas pelo então bispo diocesano dom Idílio José Soares, cabendo ao prefeito de Santos, José Gomes, acionar a chave que colocou a estação de rádio no ar.

Emissoras Fundação No ar até hoje
Rádio Clube de Santos 1926 Sim
Radio Atlântica de Santos 1935 Sim
Rádio Cultura 1946 Sim
Rádio Cacique 1952 Sim
Rádio Universal 1954 Sim
Rádio A Tribuna 1961 Sim

O surgimento das FMs na cidade é nosso próximo capítulo.


{moscomment}

Categorias: Tags: ,

Por Rúbia Vasques

Doutora em Comunicação Social e professora de Jornalismo. Atuou como radiojornalista, redatora, locutora noticiarista e apresentadora em emissoras de rádio da cidade de Santos/SP e em Itajubá, Minas Gerais. A jornalista Rúbia Vasques se dedica atualmente a trabalhos voluntários em instituições sociais.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

1 responder
  1. Adilson Leite says:

    Por favor, estou a procura de uma tia que mora ou talves não mais em São Vicente (SP). 0 nome dela é Izabel de Souza, ela é catarinense de Itajaí (SC). O nome do falecido esposo dela era Vítor. Ela tem toda sua famiia que mora na mesma cidade e já faz uns cinco anos que não temos mis contato com ela e sua familia pois perdemos o nº dos telefones depois das enchentes. Informações para (47) 3241-5134 ou [email protected] Desde já agradeço. Fique com Deus.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *