Assinantes de TV são 11,3 milhões

Com 187,5 mil novos assinantes em julho, o Brasil atingiu a marca de 11,3 milhões de domicílios com TV por assinatura. Os dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) consideram o número médio 3,3 pessoas por domicílio, conforme o IBGE, o que significa que os serviços de TV por assinatura são distribuídos, atualmente, para quase 37,3 milhões de brasileiros. O DTH (via satélite) continua sendo o meio de maior crescimento no setor: em julho de 2011, cresceu 2,6% em relação ao mês anterior, taxa inferior à de junho (3,7%).

O número de assinantes que recebem os serviços via cabo cresceu 0,9% (0,8% em junho); e as prestadoras de MMDS (microondas) perderam 2,2% de seus assinantes (contra 2% em junho).Há três meses o cabo deixou de ser a tecnologia mais usada na TV por assinatura, com apenas 46,6% de participação no mercado, enquanto o DTH, atingiu a significativa fatia de 51%. Em fevereiro de 2010, as conexões via cabo representavam 57,6% e as DTH, 37,9%.

A Região Nordeste foi a que mais acrescentou novos assinantes de TV paga, com crescimento de 52,3% nos últimos 12 meses, seguida pelo Norte, com 42,4%. Estão nessas duas regiões e no Centro-Oeste os dez Estados que mais acrescentaram assinantes à sua base de TV paga. A Região Sudeste, porém, concentra a maioria dos domicílios com TV paga: 64,94%, seguida pela Sul, com 14,68% e pela Nordeste, com 10,65%.

Com base nas estatísticas fornecidas pelo IBGE, a Anatel estima que a TV por assinatura está presente em 18,9% dos domicílios brasileiros. A Região Sudeste apresenta a maior densidade, com 27,8%, seguida pela Região Sul, com 18%. O Distrito Federal é a unidade da Federação com maior proporção de domicílios com TV por assinatura: 35,4%, seguindo-se São Paulo (34,1%), Rio de Janeiro (29,9%), Rio Grande do Sul (20,3%), Santa Catarina (19,9%) e Amazonas (19,5%). Apenas essas seis estão acima da média nacional. Piauí é o Estado com menor densidade: 4%.

Categorias: , Tags: , ,

Por Ethevaldo Siqueira

Escritor, consultor e jornalista especializado em novas tecnologias. É colaborador da revista Época e comentarista da Rádio CBN. Ethevaldo cobre o setor tecnológico ligado à comunicação há mais de 40 anos entrevistando cientistas, participando de congressos internacionais e visitando exposições, laboratórios e universidades.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *