Ato solene da Alesc reverencia 50 anos de “Rancho do Amor à Ilha”

Os 50 anos da canção “Rancho do Amor à Ilha”, que se tornou o Hino oficial de Florianópolis, foram comemorados na noite desta segunda-feira (19/10), na Assembleia Legislativa, em ato solene promovido pelo deputado João Amin (PP).

Deputado João Amim, Dona Ivette, Prefeito Cesar Souza Junior

Deputado João Amim, Dona Ivette, Prefeito Cesar Souza Junior

Na solenidade, familiares do compositor da canção, Cláudio Alvim Barbosa, o Poeta Zininho, além de outras pessoas que colaboraram para a composição da música, foram homenageados.

“Rancho do Amor à Ilha” foi composta em 1965 para um concurso, denominado “Uma Canção para Florianópolis”, promovido naquele ano pela prefeitura da Capital. A obra foi a vencedora do concurso e três anos depois, graças à Lei Municipal 877/1968, de autoria do então vereador Waldemar Joaquim da Silva Filho (Caruso), foi oficializada como o Hino de Florianópolis.

Antunes Severo. Foto Jasmine Severo

Antunes Severo. Foto Jasmine Severo

O jornalista e radialista Antunes Severo, que trabalhou com Zininho na antiga Rádio Diário da Manhã (atual CBNDiário), contou como surgiu a composição que se transformaria num símbolo da Ilha de Santa Catarina.

“O Zininho era muito humilde e nem estava preocupado com o concurso. O Adolfo Zigelli foi um dos entusiastas para que ele se inscrevesse e no último dia de inscrições, nós praticamente o levamos até a prefeitura para ele fazer a inscrição”, relembra.

Severo, que também foi homenageado durante o ato solene, afirmou que poucas pessoas conseguiram retratar Florianópolis em uma obra. “Zininho foi uma dessas pessoas. É nossa obrigação reconhecer aqueles que colaboraram para a construção dessa grande cidade que é Florianópolis”, disse.

Emoção

A filha de Zininho, Cláudia Barbosa, acompanhada do neto do poeta, Lui Barbosa Almeida, interpretaram a canção durante a solenidade. Emocionada, a artista destacou que a música sobreviveu ao tempo, mesmo com o surgimento de novos estilos musicais e o avanço da tecnologia. “Meu pai realmente se tornou eterno nessa luz que ele recebeu para compor essa declaração de amor que representa todos aqueles que nasceram e que vivem em Florianópolis. É uma canção que traz a gente para Florianópolis onde quer que a gente a ouça.”

O prefeito da Capital, Cesar Souza Junior, classificou Zininho como “o nosso Tom Jobim” e ressaltou que poucas cidades têm um hino que não é composto por palavras rebuscadas e protocolares. “Esses 50 anos merecem ser valorizados. Eu não conheço hino de cidade mais bonito que esse”, resumiu o deputado João Amin, responsável pela condução do ato solene.

O evento contou ainda com a participação de secretários e vereadores de Florianópolis, do deputado federal Esperidião Amin (PP), do conselheiro do TCE Wilson Van Dall, do ex-prefeito da Capital e ex-deputado estadual Aloísio Piazza, além de familiares e amigos dos homenageados.

Homenageados

Ivette Vieira Barbosa (viúva do Poeta Zininho)

Antunes Severo – jornalista e amigo de Zininho

Neide Maria Rosa (in memoriam)  – intérprete original da canção “Rancho do Amor à Ilha”

José Cardoso, Professor Zequinha (in memoriam) – músico, compositor, violinista e professor

Abelardo de Souza (in memoriam) – professor, compositor e poeta

Altair Debona Castelan (in memoriam) – acordeonista, pianista, arranjador, compositor e maestro

Waldemar Joaquim da Silva Filho, Caruso (in memoriam) – autor da lei que transformou a canção em Hino de Florianópolis

Adolfo Zigelli (in memoriam) – amigo pessoal de Zininho

Aldo Gonzaga (in memoriam) – pianista, compositor e arranjador, um dos principais parceiros de Zininho.

Rádio Diário da Manhã (atual CBN Diário) e Rádio Guarujá – tiveram papel fundamental na divulgação e sucesso da canção [ Com informações de Marcelo Espinoza e fotos Solon Soares | AGÊNCIA AL | Colaborou Gicieli Dalpiaz ]

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *