Atores de teatro vão para o rádio

A exemplo do que havia acontecido em 1981 (ler artigo anterior sobre o assunto), no ano de 1983 há uma nova reformulação no campo cênico radiofônico da Gessy Lever. Por Ricardo Medeiros

A Agência de Publicidade da empresa, Lintas busca autores no teatro. Assim sendo, entram para a equipe de produção da Lintas figuras como o dramaturgo Carlos alberto Soffredini, que assinou a premiada obra teatral “Na Carreira do Divino”.
Em vez dos antigos radioatores e dubladores, foram chamados para representar nas ondas do rádio igualmente atores de teatro para que as interpretações ganhem um tom mais coloquial. Como mudanças ainda, a sonoplastia adquiriu maior espaço e presença nas gravações, o que deu um clima diferente às cenas. Além disso, a produção das trilhas sonoras é  totalmente com músicas de autores nacionais , pois antes as trilhas sonoras baseavam-se em músicas espanholas e trechos conhecidos de peças eruditas.
Com esta nova visão são produzidas radionovelas que abordam costumes, tradições e linguagem de várias regiões do país. A experiência começa com “Pablo e Joana”, que retrata o homem do interior paulista. A trama, considerada como uma história de amor « linda, simples e triste » é desenvolvida em 100 capítulos, já com a assinatura de Carlos Alberto Soffredini. Pablo tem 18 anos e é ator de circo e cruza o caminho de uma garota de 17 anos, filha de um magnata do café, que não permite a relação entre os jovens.


{moscomment}

Categorias: Tags: , ,

Por Ricardo Medeiros

Doutor em Rádio pelo Departamento de História da Université du Maine (Le Mans, França). Radialista, jornalista, escritor e professor de rádio do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e assessor de imprensa da Prefeitura de Florianópolis. É um dos fundadores do Instituto Caros Ouvintes.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *