Ave Maria

Nos anos 1950 e 1960 a alegre e descontraída programação das emissoras de rádio, sofria grandes alterações com a entrada da Quaresma até a chegada da Semana Santa. O forte espírito religioso, com predomínio do catolicismo no rádio era sentido, diariamente, na programação. Poucas emissoras não mantinham o tradicional programa “Hora do Ângelus” ou “Hora da Ave Maria”, transmitido às seis horas da tardes, geralmente na voz de um religioso, ou um locutor especializado no setor.

Um dos mais famosos de todos os tempos foi Vicente Mickos que iniciou suas atividades na Rádio Marumby, com as transmissões de missas e novenas. Outro grande destaque da programação católica foi Lourival Portela Natel, eleito deputado estadual, graças à popularidade adquirida no seu “Hora do Ângelus”, um dos programas de grande audiência da Rádio Guairacá.

Na Rádio Colombo, Erwin Bonkoski, apresentou “A Hora do Ângelus” durante quarenta anos. Montou uma capela de Nossa Senhora de Guadalupe em seus estúdios e promoveu durante muitos anos, uma das maiores romarias de fieis na historia de Curitiba. Foi eleito deputado estadual e federal.

Apesar de não ser proprietária de grandes redes de rádio, a Igreja Católica tinha presença marcante em quase todas as emissoras do país.

O alto espírito católico do rádio, desse tempo se manifestava com grande ênfase na Semana Santa. Tradicionalmente na Sexta-Feira Santa, suspendiam a programação normal para transmitir apenas música clássica. Algumas rádios de Curitiba iam mais longe; ficavam fora do ar o dia todo, em sinal de respeito.

Transmissões de missas, novenas e procissões, eram eventos com prioridade na programação da maioria das emissoras da época. Tudo o que se referia à religião católica, merecia atenção especial dos diretores e profissionais do rádio. Não se mediam esforços quando o assunto religião entrava na pauta da programação.

O repórter Hélcio José, conhecido no Paraná como “Repórter Voador” chegou a transmitir direto do Vaticano a eleição do Papa João 23, um feito que marcou a carreira desse excelente profissional. A grande presença da igreja católica no rádio de 1950 e 1960 deu lugar nos anos seguintes, a uma inesperada diversificação de religiões e credos que surgiram na programação radiofônica. Pastores evangélicos começaram comprando horário nas rádios locais e no decorrer de certo tempo ganharam popularidade e eleições para cargos legislativos.

Com popularidade ocuparam bons espaços na política nacional e junto ao governo federal. Aos poucos foram conseguindo concessões do governo e comprando rádios em todo território nacional. Essa foi uma das mais significativas mudanças ocorridas na historia do rádio.

A presença dos evangélicos no rádio aumentou consideravelmente nos últimos anos, coincidindo com o crescimento da própria religião evangélica no Brasil.

4 respostas
  1. Rosemeri soares says:

    Muito importante senhor jamur junior,lembrar desta época .pois ai que os pais faziam seus filhos acompanhar a orãção, em silencio.e todos assim respeitavam mais seus pais .hoje temos que acompanhar a atual vida que nossos folhos escolhem para si, mais nunca deixando de lembrar e que um DEUS QUE TUDO E É AQUELE NOS FORTALECE. PARABENS SENHOR JAMUR JUNIOR

  2. carlos eduardo melchiori says:

    gostaria que posta-cem uma gravação da hora do angelos com Ervin bonkoski nos tempos da ave maria as 18:00 horas na radio colombo. não lembro bem a data mas éra nos anos de 1987, 88 por ai tenho muita saudade desse tempo eu éra um garoto e ouvia com minha ja falecida vó que não perdia um só dia sem ouvir a ave maria com Ervin bonkoski

  3. Marcelo Alves Vidal says:

    saudade daquele tempo que Ervin Bonkoski,fazia diariamente ás 18:00 a Hora do Angelus na radio Colombo,da qual me fez muito devoto de Santa Rita e Santa Luzia nas novenas de quinta feira,infelizmente mudou toda a programação da qual é hoje a Super Radio Colombo,nenhum vestígio da programação dele nem na internet,muito menos na rádio,tomara que saudosistas neste site consigam restaurar o áudio da programação da Hora do Angelus de Ervin Bonkoski,com certeza as pessoas que ouviam a Hora do Angelus,desfrutará e mataram a saudade das belas orações de Ervin Bonkoski, desde já meu muito obrigado.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *