BBC HD produzirá série sobre o Brasil selvagem para 2014

Presente na Net, canal deve chegar a outras empresas até o fim do ano; rede planeja lançar emissora infantil e anunciou a exibição de “Planet Earth Live”, uma espécie de reality show sobre história natural

Alberto Pereira Jr.

Com 25 escritórios em 20 cidades pelo mundo, sendo um deles, agora, em São Paulo, o braço de entretenimento da BBC Worldwide fincou sua bandeira no Brasil. A rede britânica, que no último dia 28 estreou no país o canal a cabo BBC HD, já iniciou parcerias com produtoras nacionais para realizar conteúdo original. Além disso, exibirá seu portfólio, famoso internacionalmente. “É um ótimo momento para começar a ter presença no Brasil, crescer e ter um negócio rentável”, diz à Folha Jana Bennett, presidente da BBC WorldWide Networks. A executiva se refere tanto ao momento econômico do país, que chegou a 14 milhões de assinantes do serviço de TV paga, quanto à nova lei 12.485/2011, que regulamenta o setor e determina cota de produtos nacionais e independentes no horário nobre.

Fã dos filmes “Cidade de Deus” (2002) e “Tropa de Elite 2” (2010) e da novela “Caminho das Índias”, da Globo, Bennett revelou à reportagem já ter iniciado conversas com a BossaNovaFilms e a Mixer para atrações originais.

Por enquanto, para atingir a primeira meta da cota, em setembro, a BBC HD adquiriu a série “Recortes do Brasil”, que já foi levada ao ar pelo Canal Futura.

Uma das apostas da rede é uma série chamada “Wild Brazil”. Com estreia prevista para 2014, a atração mostrará rincões naturais do país.

“Será o momento em que os olhos do mundo estarão voltados para cá, por causa da Copa”, afirma o produtor-executivo Tim Scoones.

Scoones está no país para o lançamento de “Planet Earth Live”, espécie de reality show que acompanha a vida de alguns animais -leão, macaco, elefante- pelo mundo, durante um mês.

A partir da terça que vem, cada um dos seis episódios da série vai mostrar em detalhe o cotidiano de um mesmo indivíduo de uma espécie.

Investimentos

Sem revelar valores, Jana Bennett diz que a versão brasileira do BBC HD é o maior investimento da matriz inglesa neste ano. O canal chegou aqui com atraso de alguns anos em relação aos similares da América Latina.

“Estamos fortalecendo a imagem da BBC como produtora de diversos tipos de conteúdo, não só notícias”, diz.

Por ora, a série “Sherlock”, uma versão atualizada do detetive Sherlock Holmes, e o sucesso “Top Gear”, sobre o universo do automobilismo, são alguns dos destaques da programação.

Transmitida apenas pela Net, no pacote Top HD, a BBC HD deverá chegar até o fim do ano a outras operadoras.

Além do sinal na TV, a Net também disponibiliza, sob demanda, conteúdo do BBC Entertainment e do CBeebies.

Este último, um canal com programação infantil, pode- rá em breve ganhar espaço próprio no line-up da TV por assinatura.

“Vamos ter programas sobre música brasileira e outros gêneros também. Estamos muito entusiasmados como geradora inglesa e local”. conclui Jana Bennett. (Folha | Ilustrada | 14 de junho de 2012)

Categorias: Tags: , , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *