Boletins com notícias da Assembleia serão veiculados em TVs de todo o estado

Novo convênio entre ALESC e ACAERT é semelhante ao que já ocorre nas emissoras de rádio filiadas à associação.

alesc

A Assembleia Legislativa e a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT assinaram nesta quarta-feira (23), em Florianópolis, um convênio para a veiculação de boletins, chamados “Alesc em Pauta”, com notícias do Parlamento estadual em 11 TVs catarinenses filiadas à entidade. O objetivo principal da parceria é incrementar a divulgação das atividades desenvolvidas pela Alesc, ampliando a transparência do Legislativo e o aproximando mais dos cidadãos catarinenses.

Conforme o presidente da Acaert, Rubens Olbrisch, o convênio complementa o trabalho de divulgação do Parlamento que já é feito pela TVAL. A iniciativa é semelhante à que já ocorre nas emissoras de rádio filiadas à associação, que divulgam em sua programação boletins com notícias da Alesc, chamados “Notícias em Um Minuto”. “É algo importante para as emissoras de TV, porém é mais importante ainda para a população, que receberá em sua casa informações relativas ao trabalho da Assembleia, as quais muitas vezes elas não conhecem”, comentou.

O presidente da Assembleia, deputado Gelson Merisio (PSD), afirmou que o convênio tem um custo menor que a publicidade, pois ao invés de propaganda da Alesc, os boletins vão veicular informações de interesse da população catarinense. “A informação é um princípio básico da cidadania e essencial para as tomadas de decisão”, destacou Merisio. “Com essa parceria, nós estamos socializando oportunidades, construindo através das TVs uma forma de comunicação para integrar o cidadão que vive nos locais mais distantes do estado”.

Entre as emissoras parceiras, estão TVs regionais, como a RBA TV (Rio do Sul) , TV Litoral Sul (Criciúma), TV Brasil Esperança (Joinville e Itajaí), TV Litoral Panorama (Balneário Camboriú) e TV Unisul (Tubarão), além das cinco principais redes estaduais: RBS TV, SBT SC, RIC/Record TV, Band SC e Record News. O presidente do Grupo RIC SC, Marcello Petrelli, classificou a iniciativa da Assembleia como inovadora e positiva, ao ampliar a transparência do Legislativo e aproximar o cidadão dos seus representantes. “Entendemos que o cidadão precisa ser bem informado e com transparência. O setor político é de extrema importância para o cidadão e as TVs são um grande elo no relacionamento entre ele e a classe política”, disse.

Os boletins “Alesc em Pauta” começarão a ser veiculados em 1º de dezembro, diariamente, no decorrer da programação das TVs. A diretora de Comunicação Social da Assembleia, Thamy Soligo, explicou que eles terão um formato impessoal, focado nos resultados que a Alesc gera para a comunidade. “Vamos mostrar de forma interativa, com fotos, vídeos, gráficos, os assuntos que o Parlamento aborda, que são de interesse dos catarinenses, para que todas as pessoas possam entender”, disse.

Os deputados Aldo Schneider (PMDB) e Silvio Dreveck (PP) participaram da assinatura do convênio, que foi prestigiado também por diretores e representantes das emissoras parceiras.

(Acaert, 23/11/2016)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *