Brasil tem cerca de 18 milhões de tablets em serviço

MILTON – Bom dia, Ethevaldo, como vai?

ETHEVALDO: Bom dia, Milton, bom dia ouvintes. Tudo ótimo.

MILTON – Ethevaldo, qual é o número de tablets existentes no Brasil atualmente?

ETHEVALDO – Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tem hoje 18 milhões de tablets – o que significa algo como 1 tablet para cada 8 adultos, com mais de 15 anos.

MILTON – Como você avalia esse número?

ETHEVALDO – Acho que estamos alcançando a massa crítica para diversas aplicações de mobilidade, tanto para a recepção de imagens de TV, como segunda tela, como para novos conteúdos como os dos livros, revistas e jornais digitais.

MILTON – Você acredita no futuro do livro digital?

ETHEVALDO – Não tenho a menor dúvida sobre esse futuro, Milton. Mas isso não quer dizer que o livro de papel vá desaparecer nos próximos anos. Vamos conviver com os dois formatos talvez por mais 30 ou 40 anos, pelo menos.

MILTON – Qual é a situação do livro digital no Brasil hoje?

ETHEVALDO – As estatísticas dizem que as vendas de livros digitais ainda não alcançam 3% do total. É muito pouco, convenhamos. Mas com a existência de 18 milhões de tablets em uso no País, a tendência é crescer bastante nos próximos anos e chegar, talvez, a 5% em 2016 e 10% em 2020.

No mês de agosto próximo teremos mais dados sobre esse mercado.

MILTON – Por que em agosto?

ETHEVALDO – Porque teremos em São Paulo, nova edição da Bienal do Livro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, de 22 a 31 de agosto. E nos dias 21 e 22, teremos o 5º Congresso Internacional do Livro Digital.

MILTON – Você gosta de ler livros num tablet?

ETHEVALDO – Gosto, Milton. Embora seja um apaixonado pelo livro de papel, acho que o livro digital veio para ficar e tem algumas vantagens. Veja isto: no meu e-reader Kindle Fire HD tenho mais 100 livros armazenados. E podria armazenar mais de 1.000, inclusive dicionários e enciclopédias. Levo meu tablet em viagem e leio os melhores livros que posso em viagens, principalmente.

Além disso, ele tem muitas fotos e muita música.

MILTON – Ethevaldo, amanhã é sexta-feira, dia de falarmos sobre o futuro. Qual será o seu tema?

ETHEVALDO – Vou falar sobre o futuro dos robôs.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *