Breve histórico da propaganda

O professor Breno Brito da Associação de Ensino Superior do Piauí escreveu este texto como apostila para o Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda para a turma CS1/CS2, disciplina Práticas da Propaganda, em outubro de 2007.

BrenoBritoNa apresentação de seu trabalho o professor Brito assinala que “Os romanos pintavam as paredes para anunciar lutas de gladiadores e os fenícios pintavam figuras promovendo seus artigos em grandes rochas ao longo de rotas movimentadas”.

E menciona como curiosidade histórica que “A primeira propaganda impressa em língua inglesa apareceu em 1478”, e acrescenta “Contudo a propaganda só conheceu sua verdadeira expansão, no século XIX” e que “O contexto social e institucional em que se situa a propaganda nos dias de hoje definiu-se, portanto, no início do século passado”.

Breno Brito é formado em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing e Mestre em Linguística. Atua desde 2000 no mercado publicitário, iniciando a carreira como free-lancer prestando serviços de criação para empresas. Trabalhou por seis anos na agência de publicidade VM2 Maxi Marketing como Diretor de Criação. De 2005 a 2007 escreveu a coluna Broadside, publicada no Jornal O Dia. Em 2008 a coluna transformou-se num blog do portal 180graus.com. Fez parte do quadro de professores efetivos da UFPI, lecionando no curso de Comunicação Social. Foi coordenador do curso de Publicidade da Faculdade AESPI, onde ainda atua como professor. Atualmente também trabalha no TRE como Designer Gráfico. Leia texto completo.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *