Campeão de audiência

Victoriano Candido da Silva completa hoje 92 anos de idade. Não conhece o Victoriano? E o Tesoura Júnior?
Jornal de Santa Catarina
Edição nº 1062. Blumenau, 23 de março de 2006

Victoriano Candido da Silva foi quem se auto-intitulou Tesoura Júnior. Diz que foi de tantos “tesourar” o trabalho dos outros. Hoje, o comentarista esportivo que atuou na Rádio Clube de Blumenau durante quase quatro décadas, sempre das 12h40min às 13h no programa A Marcha dos Esportes completa 92 anos com memória e disposição física invejáveis. Natural de Goiás, Tesoura Jr. chegou a Santa Catarina com 16 anos. Veio atrás de uma vaga para voluntário da legião estrangeira francesa porque queria atuar na África. Foi aceito, mas devido à pouca idade não conseguiu do pai a licença. Já pensava em voltar à terra natal quando, em Joinville, o dinheiro acabou.
Iniciou no rádio como redator voluntário
Trabalhou numa madeireira, em um víspora, espécie de bingo, e em 1932 conseguiu uma vaga no porto de São Francisco do Sul, no Serviço Nacional de Malária. Passaram-se os anos e, em 1944, o radialista chegou a Blumenau. Como voluntário, Tesoura Jr. começou a redigir textos de esporte para a Rádio Clube e, a convite do locutor, Manoel Pereira Júnior, o Maneca, foi integrado à equipe. Em 1954, assumiu a direção do departamento de esportes, ficando por ali até se aposentar, 30 anos depois. – As novas tecnologias, como o celular, facilitam o trabalho, diferente daquela época que a gente subia em postes para fazer as transmissões pelo telefone – recorda. Para quem hoje quer se arriscar na ondas do rádio, Tesoura dá algumas dicas:
– Primeiro tem que ter raciocino rápido. Depois boa voz, dicção limpa e, acima de tudo, tem que saber transportar para o outro aquilo que se está vendo – ensina o mestre.


{moscomment}

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *