Carros que dispensam motoristas serão seguros e desenvolvidos em 2025

MILTON – Bom dia, Ethevaldo, como vai?

ETHEVALDO: Bom dia, Milton, bom dia, ouvintes. Tudo ótimo.

MILTON – Ethevaldo, hoje é sexta-feira, dia de falarmos sobre o futuro e você prometeu falar sobre o carro sem motorista do futuro. Vamos lá?

ETHEVALDO – Vamos lá. É impressionante o número de transformações tecnológicas por que tem passado o automóvel nos últimos 10 anos. Em nenhum período anterior, o automóvel evoluiu tanto, Milton.

A revolução mais visível nessa área é a dos sensores. Mas, além disso, o automóvel moderno utiliza muito mais recursos de eletrônica, computação, de internet, de telecomunicações móveis e de comunicação em linguagem natural. Além de tudo isso, começam a surgir os primeiros carros elétricos realmente eficientes.

Mas projeto mais ambicioso da indústria é criar os carros autônomos ou sem motorista, que, em inglês, são chamados de driverless cars ou robotic cars.

MILTON – Qual é a sua opinião sobre esses carros autônomos ou sem motorista?

ETHEVALDO: Eu penso que, até 2025, o mundo terá carros autônomos realmente seguros e completamente desenvolvidos. No entanto, com o automóvel autônomo, sem motorista, muitas pessoas deixarão de comprar um carro – pois ele poderá ser alugado apenas para os momentos em que precisarmos dele, como se fosse uma outra forma de transporte público.

Aliás, coincidentemente, eu li essa mesma opinião defendida por Jerry Hirsch, jornalista especializado do Los Angeles Times. Ele escreveu um artigo há exatamente uma semana nessa linha. O futuro nos dirá se estamos certos.

MILTON – Até segunda.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *