Casa Digital

Milton – Bom dia, Ethevaldo. Como vai? Ethevaldo – Bom dia, Milton; bom dia, ouvintes. Tudo ótimo. Milton – Ethevaldo, sexta-feira é dia antecipar o futuro. Você prometeu falar hoje falar sobre a casa e as redes domésticas dos próximos cinco anos, que serão mostradas na IFA, em Berlim. Ethevaldo – Aliás, a IFA abre hoje para o público, Milton, e vai até o dia 5 de setembro. Uma de suas áreas mais interessantes e voltadas para o futuro chama-se TechWatch. Ali temos um protótipo da casa do futuro, com foco nas possibilidades da rede doméstica. Milton – E como é essa casa do futuro? Ethevaldo – Tudo nessa casa é automatizado e está ligado a uma rede de controle doméstico do tipo WLAN, quer dizer, uma rede local de banda larga. Usará também redes WiFi ou a própria rede do telefone celular. Todas as tecnologias que ela utiliza já estão disponíveis. Não se trata, portanto, de nenhuma ficção, mas apenas de antecipação de um futuro próximo.

Milton – E como vamos controlar todos os equipamentos dessa casa?

Ethevaldo – De forma bem simples. Você controla todos os equipamentos eletrônicos domésticos a partir de um smartphone ou de um tablet – seja sich das Smart Home von unterwegs per Smartphone steuern.para regular a temperatura do ambiente, seja para a iluminação ou os sistemas de segurança. O protótipo para demonstração da casa digital do futuro da IFA tem 100 metros  Das zeigt das 100 Quadratmeter große E-Haus in sieben einzelnen Räumen: vonO proquadrados com as áreas de cozinha, quarto, banheiro e setor de energia. O que os pesquisadores buscam não é apenas a modernidade dos edifícios e das casas inteligentes, mas, em especial, o conforto, a eficiência energética e a segurança para as pessoas de todas as idades.

Milton – E como é a parte de energia dessa casa?

Ethevaldo – Dependendo da localização e do tipo de residência, a casa de 2015 ou 2018 poderá ter sistemas solares fotovoltaicos ou turbinas eólicas. O sistema de energia da casa do futuro é a área mais avançada e mais ambiciosa do ponto de vista ambiental e ecológico, e com o objetivo de alcançar a máxima eficiência energética e sustentabilidade.

Milton – Até segunda.

Rádio CBN Brasil – Mundo Digital, com Ethevaldo Siqueira

Categorias: , Tags: , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *