Cepal e OIT preveem queda do desemprego na América Latina

Organizações acreditam que o índice deve cair para 6,2% neste ano; no Brasil, aumentam os trabalhos com carteira assinada; 15 milhões de pessoas estão desempregadas na região.

Mídia | Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O desemprego na América Latina e no Caribe deve cair de 6,4 para 6,2% neste ano, o menor nível das últimas décadas. E a economia da região deve aumentar 3,5% em 2013.

As previsões estão no relatório “A Situação do Emprego na América Latina e no Caribe”, preparado pela Comissão Econômica para a região, Cepal, e pela Organização Internacional do Trabalho, OIT.

Cautela

A secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, e a diretora regional da OIT, Elizabeth Tinoco, disseram que “com respeito a 2013, existe um otimismo cauteloso sobre os mercados de trabalho.”

Segundo elas, se a projeção de um avanço de 3,5% da economia se confirmar, os indicadores para o setor deverão continuar melhorando gradualmente. O relatório mostra que aproximadamente 15 milhões de pessoas estão desempregadas por toda a região.

Brasil

Segundo a OIT e a Cepal, apesar do fraco crescimento econômico do Brasil, 0,9%, o índice de criação de empregos em seis das principais metrópoles do país subiu meio ponto percentual. O documento explica que os trabalhos com carteira assinada no Brasil aumentaram entre 2011 e 2012.

O relatório mostrou ainda que o desempenho não foi homogêneo. Dos 14 países latino-americanos analisados, o índice de desemprego caiu em seis, permaneceu inalterado em cinco e subiu em três.

Caribe

Barbados, Jamaica, República Dominicana e Trinidad e Tobago viram a taxa de desemprego aumentar. Bahamas foi o único que registrou queda. Outro fator importante, segundo o documento, é que o salário mínimo real subiu até 2,8%, dependendo do país, em 2012, um bom avanço se comparado ao 1,3% registrado no ano anterior.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *