Chegada do homem à lua foi a conquista mais espetacular do sec XX

NONATO – Bom dia, Ethevaldo, como vai?

ETHEVALDO: Bom dia, Nonato, bom dia, ouvintes. Tudo ótimo.

NONATO – Ethevaldo, o mundo comemorou, no domingo, os 45 anos da chegada do homem à Lua. Que avaliação você faz hoje daquela conquista?

ETHEVALDO: A chegada do homem à Lua no dia 20 de julho de 1969 foi em minha opinião a conquista mais espetacular do século 20 – porque o homem saiu dos limites de seu planeta.

A conquista do espaço cósmico desencadeou um conjunto de avanços tecnológicos, nas telecomunicações, na meteorologia, na proteção ao meio ambiente, na pesquisa científica, no conhecimento do Sistema Solar e do Universo em geral.

Foi a partir da conquista da Lua que a humanidade passou a contar com avanços tão importantes quanto os satélites de comunicação; os telescópios espaciais, as sondas interplanetárias; o GPS e muitos outros.

NONATO – Quais são as suas melhores lembranças da conquista do espaço?

ETHEVALDO: Foram muitas, Nonato. Como jornalista, acompanhei nos Estados Unidos os Projeto Apollo, Viking, Voyager e Space Shuttle, o dos ônibus espaciais ou Space Shuttle.

Um dos momentos inesquecíveis aconteceu quando eu cobria em Houston, em abril de 1970, a missão Apollo 13, aquela que, por milagre, não se transformou numa grande tragédia – quando ocorreu um incêndio em um tanque de combustível da espaçonave.

Eu estava na sala de imprensa, e ouvi num telão, o astronauta Jack Swigert dizer aos especialistas a frase célebre: Houston, we have a problem. Como todos os cientistas do centro de controle da Apollo, eu vivi lá toda a apreensão de dois dias que o mundo reviu em detalhes no filme Apollo 13. Mas, no filme, essa frase foi posta na boca do astronauta Fred Haise.

NONATO – Você ainda espera cobrir outras viagens tripuladas da NASA?

ETHEVALDO: Sou otimista, e espero cobrir a primeira viagem tripulada ao planeta Marte prevista para 2030.

Quem quiser ver mais artigos sobre os 45 anos da conquista da Lua, pode acessar o portal www.telequest.com.br

NONATO – Até amanhã.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *