Cicero Augusto, da loteria esportiva à astrologia

O hoje astrólogo de sucesso no centro do país, Cicero Augusto, nos anos 70 começa a se destacar no rádio de Porto Alegre na onda de uma grande mania nacional. O programa Loteria de Sucessos é, na época, um dos carros-chefe da Farroupilha, que apresenta uma programação ainda eclética, mas já pendendo, majoritariamente, para o popular.

Cicero Augusto Show da Loteria (outubro de 1974).

Assim, em meados da década de 70, passam pelo microfone da emissora, além de Cicero, profissionais como Aurélio Câmara, Dilamar Machado, Sayão Lobato, Teixeirinha e, até mesmo, o astrólogo Omar Cardoso, então famoso no rádio de São Paulo. Este último vai, no futuro, servir de inspiração para o então apresentador do Loteria de Sucessos.

No segundo semestre de 1973 e ao longo de 1974, com Homero Coimbra na gerência de programação e Marne Barcellos na direção artística – os dois também conduzindo programas de sucesso –, a rádio chega a liderar, por alguns meses, a audiência no mercado de Porto Alegre, conforme os levantamentos do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. Na virada do ano, como registra um anúncio publicado pelo Diário de Notícias, a Farroupilha consolida-se no primeiro lugar. O seu percentual em relação aos receptores ligados cresce de 19,65%, em novembro, para 21,69% no mês seguinte, colocando uma diferença de 3,99 pontos percentuais sobre a Itaí, a segunda colocada, e de 5,49 em relação à Difusora, a terceira.

É neste momento, quando a programação começa a dar bons resultados, que um curto-circuito provoca, no dia 12 de janeiro de 1974, um incêndio de grandes proporções nas instalações da rádio, ao lado do prédio da TV Piratini, no morro Santa Teresa. O fogo atinge a parte técnica da emissora: quatro cabines de locução, duas de controle de som, almoxarifado, geradores e área de engenharia. São destruídos, ainda, 12 mil elepês, 6 mil compactos e todas as gravações de programas antigos. Interrompidas durante, justamente, o Loteria de Sucessos, por volta das 15h40, as transmissões recomeçam, rapidamente, às 16h50. Todo o empenho dos funcionários em restabelecer, na seqüência, a programação normal da emissora não vai resistir à decadência crescente dos Associados.

O próprio Cicero Augusto, pouco depois, transfere-se para a Gaúcha, que arrisca pender para o rádio popular, nas indefinições próprias daqueles tempos. A fórmula dos programas que conduz então é bem simples, misturando música com palpites sobre jogos de futebol. Na época, a loteria esportiva administrada pela Caixa Econômica Federal com base em 13 partidas faz milhares de pessoas em todo o país apostarem a cada semana. Inspirado em atrações semelhantes de emissoras do centro do país, o Loteria de Sucessos, das 14 às 17h, na estação dos Associados, coloca os ouvintes dando palpites para cada uma das partidas do concurso, ganhando prêmios os que acertam mais resultados. Além de músicas, há, também, entrevistas com personalidades que arriscam previsões sobre os jogos do final de semana. Ao se transferir para a Gaúcha em 1974, apresenta o Show da Loteria, de estilo idêntico e quase no mesmo horário, das 14 às 16h.

No entanto, na nova emissora, que não se define entre o jornalismo e o popular, Cicero Augusto vai enfrentar um sério problema, responsável pelo fracasso do programa. Conduzindo um programa líder de audiência na Farroupilha, de forte apelo junto à classe C, o comunicador, ao se transferir para a Gaúcha, é proibido de veicular músicas consideradas excessivamente populares pela gerência da rádio, o que reduz o público e leva à transferência do radialista para a Difusora.

Mas é na Farroupilha que Cicero Augusto aproxima-se das coisas dos signos e dos astros:
– Foi por causa do Omar Cardoso. Ele esteve em Porto Alegre quase um mês fazendo o programa na Farroupilha. Eu fui apresentar junto com ele, porque não tinha quem apresentasse. E me interessei, foi me envolvendo. Um ano, um ano e meio depois, não tinha quem fizesse horóscopo. Nós inventamos um nome pra um astrólogo, que tinha que ter e começamos a fazer horóscopo a sério. Aí, quando eu saí da Farroupilha, passei eu mesmo a me identificar como autor das previsões, já na Rádio Caiçara.

Na mesma linha, o comunicador cria quadros ou programas como o Sexo do Bebê e a Magia dos Sonhos. Com o primeiro, em época pré-ecografia e outros avanços da tecnologia, chega a 60% da audiência do horário:
– Era um cálculo baseado no ciclo de fertilidade. O ciclo de ovulação da mulher ocorre sempre num período, que acompanha uma fase lunar. Tem uma série de pesquisas que eu fiz e achei um cálculo. Aperfeiçoei uma tabelinha e dá 97% de acerto.
Na mesma linha, algo esotérica, Cicero faz o Magia dos Sonhos, tipo de quadro também freqüente no rádio popular. É o Sexo do Bebê, no entanto, que desperta o interesse da Rádio Mulher, primeiro prefixo do comunicador em São Paulo. Hoje, o astrólogo, além de continuar ao microfone, assina colunas em diversos jornais do país, além de manter um espaço na internet. Em todos, usa na forma de apresentar suas previsões a experiência de comunicador acumulada desde o final dos anos 60, quando um desconhecido Cicero Augusto Holderbaum, aos 16 anos, iniciava sua carreira na Rádio Progresso, de Novo Hamburgo, no Vale do Rio dos Sinos.

158 respostas
« Older Comments
  1. ana romano says:

    Gostaria de saber se minha nora vai ter um menino ou uma menina.

    E meu primeiro neto eles são casadoa as 3 anos e 5 meses.(casamento foi em 09/12/2006)

    Ela esta gravidade de 7 semanas, a ultima menstruação dela foi 29 ou 30 de março.

    Ela e do dia 07/11/1982 (27) e meu filho e do dia 22/02/1982 (28)

    atenciosamente
    Ana Fátima

  2. ALESSANDRA says:

    Ola cicero

    TENHO DUAS FILHAS UMA NASCEU DIA 22/09/2005 E A OUTRA DIA 14/02/2008, ESTOU PENSANDO EM ENGRAVIDAR NOVAMENTE, GOSTARIA DE SABER QUAL O SEXO DO MEU PROXIMO BEBÊ NASCI DIA 23/11/1974, AH TB GOSTARIA DE SABER SOBRE O MOMENTO DA CONCEPÇÃO NA TABELA CHINESA SE É QDO O BEBÊ É FEITO OU QDO NASCE

    OBRIGADO AGUARDO BREVE RESPOSTA

  3. vania lima santos says:

    cicero gostaria de saber o sexo do meu 1 filho
    data da ultima menstruaçao dia 21/07/2010
    data do meu nascimento 19/03/1986 nunca tive nem um aborto nem uma altreaçao na menstruaçao

  4. Maria Agoreti pereira says:

    oi cicero augusto eu e minha mae maria reis do jardim veloso somos sua ouvinte gostaria muito de saber o sexo do bebe meu ultimo filho dario nasceu 06/08/92
    meu nome e maria agoreti pereira.
    a ariane goreti pereira teve um aborto com 5 meses dia15 de junho era um menino se ela tiver outro sera menino .
    desde ja te agradeço bjs a todos da radio

  5. Claudia Aparecida says:

    Cícero Auguto tudo bem? Espero q esta ao chegar até vc lhe encontre bem;poeque eu lhe escrevo para saber se por um acaso haveria possibilidade de vc me arrumar um exemplar do livro da Dona Eliety,infelizmente perdi esse livro quando me mudei para uma outra casa,já estive entrando em contato atravéz do telefone mas me informaram que já não esta mais á venda. Me ajude por favor, durante o dia trabalho,por isso não tenho como saber a resposta pelo rádio por isso lhe passei o meu orkut.Se vc puder me mandar a resposta ficarei eternamente grata.Que Deus na sua infinita bondade lhe abeçoe,cubra seus caminhos de luz,paz,saúde e prosperidade. Desde já lhe agradeço fique com Deus e um grande abraço. ATENCIOSAMENTE CLAUDIA APRECIDA.

  6. vivian says:

    Oi Cicero, me chamo vivian.gostaria de prever minhas chances do sexo do meu meu proximo bebe.nasci no dia 20/02/1986 tenho 25 anos e meu filho nasceu dia 11/03/2009 e tem 2 anos,pretendo engravidar no ano que vem mais pro final do ano 2012.Sera que da pra prever o que sera o bebe?Espero receber de volta uma resposta…obrigada.

  7. emilly souza says:

    Ola cicero gostaria de saber o sexo do meu bebe tenho 2 filhos um nasceu dia 21022008 e o outro dia 0808 2013 eu sou de 26 04 1983

  8. Alexandre Peregrino says:

    Cicero Augusto, terei sorte na loteria, estou precisando muito de grana, me ajuda por favor.

« Older Comments

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *