Cidade da TV, um marco na história da televisão brasileira

Luiz Francfort

Vida Alves, presidente da Pró-TV e responsável pela Cidade da TV e Lenita Cauduro

Embora seja o Museu da Televisão Brasileira, a Cidade da TV não se restringe a um simples museu, porque apresenta também a televisão do futuro, com tecnologia super avançada como a TV de Piso (uma com os logotipos das emissoras pioneiras e o outro trazido da Alemanha, com os peixes que interagem com o publico, e a incrível “cabeça holográfica” de tecnologia norte americana). A Cidade da TV, além de administrar a primeira cidade cenográfica do Brasil (Novela Redenção) junto ao museu, procurou ser o mais interativa possível, permitindo que se ouça o som do primeiro beijo da TV brasileira, a primeira fala transmitida por TV na America do Sul, ou até sentar-se ao lado do boneco do Cid Moreira no cenário do primeiro Jornal Nacional e ouvir seu famoso “Boa Noite” !

A construção desse espaço foi resultado da união de trêz participantes: a empresa Expoáqua de propriedade do empresário Anael Fael, dona do Aquário de S. Paulo e da Cidade da Criança (parque temático), da Prefeitura de S. Bernardo do Campo/SP e da PRÓ-TV associação que reúne as principais redes de TV, sob a presidência da atriz Vida Alves (primeiro beijo da TV) que reuniu o valioso acervo histórico da TV do Brasil.

Lenita e o figurino do Show da Tarde

Na ocasião dessa sua visita* estiveram presentes Vida Alves, Lú Bandeira (gerente administrativa da PRÓ-TV), um representante do Prefeito de S. Bernardo, (Tuca) Secretário de Turismo da cidade e Elmo Francfort jornalista e autor de livros que contam a historia das TVs pioneiras do país.

Um fato de certa importância maior, é que a CIDADE DA TV conseguiu, entre várias câmeras pioneiras, uma feita na garagem de um técnico de rádio (Sr. Olavo Bastos Freire) que transmitiu uma partida de futebol, dois anos antes da TV Tupi inaugurar oficialmente a TV na America do Sul.

Alguns itens expostos:

O primeiro carro de reportagens do Brasil (TV Tupi – Ônibus de Externas de 1950).

As primeiras câmeras das TVs, Tupi, Excelsior, Record, Cultura, Paulista, Globo, Gazeta e Bandeirantes, algumas delas funcionando.

Guarda Roupa das mais famosas novelas do passado e atuais, aparelhos receptores de TV da década de 1950, até os atuais, e do futuro, como o TV Gigante que além de seu tamanho, ilumina a sala com a cor que predomine na tela.

Já existem alguns stands das emissoras de TV, projetados por elas, como o da TV Record (festivais da Música), da TV Globo (1º Jornal Nacional) e da TV Gazeta de S. Paulo. Dentro de alguns poucos dias estará sendo inaugurado o stand da Rede Bandeirantes.

Lenita Cauduro, ocupa um stand que reproduz o cenário original de seu programa na então TV ELDORADO, com faixas brilhantes e um manequim que expõe o vestido que a apresentadora nos doou, bordado com lantejoulas.

Esse stand, registra o fato da TV Eldorado ter sido a 1ª emissora brasileira de TV a transmitir imagens brilhantes, sem “saturar” o vídeo, graças as modernas câmeras RCA da época, exclusivas dessa emissora de Criciúma (hoje RBS Criciúma).

* Veja matéria Pioneira de Santa Catarina visita Cidade da TV publicada dia 22/08/2012.

Categorias: , Tags: , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

1 responder
  1. ANTONIO DONIZETTI KOZAN says:

    Achei ótimo, principalmente para saudosistas como eu. Se voces puderem me informar onde eram gravadas as cenas esternas (a Vila) da novela “Nino o Italianinho, eu ficaria muito agradecido.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *