Cinema: ‘Não se preocupe, estou bem’

Após retornar das férias na Espanha, Lili, uma jovem de 19 anos, descobre que seu irmão gêmeo, Loic, saiu de casa após uma discussão com seu pai. O comportamento de apatia que rege tanto o pai como a mãe de Lili, acaba por provocar gradativamente diferentes sentimentos na jovem, como por exemplo, revolta, confusão e desespero. A jovem não entende o porquê de seus pais não estarem desesperados como ela, além disso, ela também deseja saber qual foi o real motivo que fez com que seu irmão partisse, sem nem ao menos ter deixado uma carta de despedida.

wendell

O tempo começa a passar e nada de notícias do jovem desaparecido, Lili pressiona seus pais a procurarem a polícia, porém seu pai responde que já fez isso e não resta nada mais a fazer a não ser esperar pelo retorno espontâneo do filho. A jovem não desgruda de seu celular, na esperança de receber uma mensagem qualquer de Loic, mas ele não dá nenhum sinal de vida. Lili começa a se sentir depressiva e deixa de se alimentar, com o tempo ela adoece e seus pais acabam tendo que internar a filha em uma clínica para que ela não morra. O vazio que a personagem sente pela falta do irmão é desolador e compartilhado com o telespectador, é impressionante o modo como ficamos tensos na espera de alguma ligação de Loic, uma mensagem de celular, enfim, algo que mostre que ele está bem e consequentemente Lili possa se recuperar.

O estado de Lili vai se tornando cada vez mais preocupante para os médicos, família e amigos, já que ela come o mínimo possível e está no soro. Vale ressaltar a transformação física pela qual a atriz Mélanie Laurent passou, tendo emagrecido bastante para que a aparência deteriorada da personagem causasse impacto no telespectador e transmitisse verossimilhança à narrativa visual.

Certo dia os pais de Lili recebem uma carta de Loic, é então que eles vêm uma oportunidade de visitar a filha na clínica e fazer com que ela melhore ao receber a carta enviada pelo irmão. Após o recebimento da carta, Lili passa a se recuperar, e com o passar do tempo mais cartas vão chegando de diferentes lugares pelos quais Loic viaja. Lili já não aguenta mais o tanto que a saudade sufoca sua alma, então ela resolve partir em busca do irmão, sendo que é através dessa jornada que a jovem descobrirá mais sobre si mesma, sobre seus pais e finalmente sobre seu irmão, Loic.

‘Não se preocupe, estou bem’, é um filme de atmosfera melancólica, que explora habilmente diferentes temas, como por exemplo, as relações interpessoais entre pais e filhos, a busca dos jovens por sua identidade, a amizade e a saudade, sendo que tudo é explorado de forma minimalista, para que o telespectador se importe e se preocupe com os personagens da narrativa visual.

Confira abaixo o trailer do filme e também a canção que é o carro-chefe da película:

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *