Claudionir Miranda no Estação Estácio

No último dia 22 de maio, o radialista Claudionir Miranda foi o convidado do Estação Estácio, coordenado pela terceira fase matutina de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e que contou com a participação da primeira fase deste curso.
Por Ricardo Medeiros

No programa radiofônico de entrevistas, Claudionir Miranda falou principalmente de sua experiência no rádio e na televisão e fez relatos de situações curiosas pelas quais passou na década de 1980.


Programa Estação Estácio: radialista Claudionir Miranda (centro) observado pelo
apresentador Pedro Rockenbach.

Uma vez ele integrava a equipe de jornalismo da Rádio Jornal A Verdade, que estava estreando um jornal falado às 6 horas da manhã. Para marcar a primeira apresentação foi feita uma festa no centro da cidade de Florianópolis, nas imediações do Pont Chic.  Lá estavam a Banda da Polícia Militar, o prefeito e outras autoridades, além de inúmeros curiosos. O coordenador da rádio era Carlos Eduardo Mendonça, o Bolinha, que havia contratado para a equipe também Paulo Oliveira e Júlio Benck.


Programa Estação Estácio: alunos da terceira e primeira fase de Jornalismo
debatem com o entrevistado Claudionir Miranda.

O jovem repórter teria a função de conversar com a população a respeito do que eles achavam da criação daquele jornal falado na emissora. Na sua primeira participação, sob os risos de algumas pessoas, Claudionir foi entrevistar um rapaz que não respondia nada a que ele perguntava.  Claudionir chegou até a tentar consertar o impasse: “ah, ele é meio tímido”. Após a quarta pergunta ao seu ex-futuro entrevistado, alguém grita para o Claudionir Miranda: “Ele é mudo seu tanso”. Na próxima semana eu conto outra história do nosso personagem.
Carreira
Claudionir Opuzcka Miranda nasceu no dia 31 de março de 1961. Começou a carreira jornalística no rádio como plantão esportivo, em 1983, na Rádio Diário da Manhã de Florianópolis. Em 1989, passou para a função de repórter esportivo.


Guilherme Garcia (centro) é outro apresentador do Programa Estação Estácio.

No seu currículo também há passagens pelas rádios Jornal A Verdade e Cultura, na capital catarinense, e Difusora, de Içara. O seu maior destaque foi como narrador esportivo na Rádio Guararema, de São José, onde ficou até 2005. O início na TV ocorreu em 1999, no programa Meio Campo, da Barriga Verde, ao lado de Miguel Livramento e Flávio Roberto. Atualmente Claudionir Miranda compõe o elenco do programa TVBV Sports e Jornal TVBV. Além disso, é colunista do jornal Notícias do Dia e participa do programa Futebol Show, na Rádio Band FM.

Créditos das fotos: Camila Cover

Link Relacionado:
:: Estação Estácio

Categorias: , Tags: , ,

Por Ricardo Medeiros

Doutor em Rádio pelo Departamento de História da Université du Maine (Le Mans, França). Radialista, jornalista, escritor e professor de rádio do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e assessor de imprensa da Prefeitura de Florianópolis. É um dos fundadores do Instituto Caros Ouvintes.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *