Colaboração: Poderosa alavanca de transformação

A maneira de disseminar informações se modificou ao longo do século. Nessa era digital, a colaboração é o grande destaque.

MILTON – Ethevaldo, qual é a sua opinião sobre o poder da colaboração no século 21?

ETHEVALDO: A colaboração entre os seres humanos é uma das mais poderosas alavancas de transformação da economia, dos negócios, dos serviços, das pesquisas e da educação, entre outras áreas, Milton.

MILTON – Dê exemplos da força da colaboração.

ETHEVALDO: Tenho alguns que surpreendem aos mais céticos nessa área. Em 1991 um jovem finlandês, Linus Torvald, fez um apelo a todos que quisessem colaborar com ele no desenvolvimento de um novo software aberto, baseado no sistema operacional UNIX, considerado então o mais seguro, avançado e poderoso.

Milhões de pessoas atenderam ao apelo do jovem idealista e daí nasceu o software livre LINUX, que faz sucesso em todo o mundo. Há muito mais coisas nessa área, Milton.

MILTON – Você conhece outros exemplos?

ETHEVALDO: Tenho muitos. A enciclopédia mundial Wikipédia, em mais de 250 línguas. Os sites de relacionamento como o Facebook, o sistema operacional Android, o Linkedin, o Youtube e muitos outros.

Para alguns especialistas, Milton, até 2020, o ambiente corporativo da internet vai ampliar de forma exponencial o volume de inovações, o número de produtos e novos entrantes, incluindo sistemas de ensino, tutoriais, grandes fornecedores e companhias tradicionais de colaboração.

Entre os melhores exemplos recentes de inovações totalmente colaborativas estão hoje os milhares de novos aplicativos gratuitos que nos permitem fazer até ligações internacionais, localizar táxis, conhecer a situação do trânsito urbano e obter uma infinidade de informações úteis que melhoram nossa qualidade de vida.

MILTON – Até amanhã.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *