Comcap: O legado de quatro décadas em Florianópolis

A grande reportagem aborda a trajetória da Companhia Melhoramentos da Capital

ACADEMIDIA |  TCC | Reportagem acadêmica

“No passado éramos como seres invisíveis”.  Nada de bom dia, obrigado. Palavras simples que dão dignidade a qualquer trabalhador. Mas que não eram ouvidas por Adúlcio Gonçalves, 58 anos, no início de sua carreira, nos anos 1970, na Companhia Melhoramentos da Capital, a Comcap. O preconceito vivido pelo gari Adúlcio Gonçalves é uma das temáticas da inédita grande reportagem acadêmica em Jornalismo que aborda a história de quatro décadas da empresa. Nesta quinta-feira, às 20h30, este  trabalho de conclusão de curso será defendido pelo acadêmico Thiago Moraes na Faculdade Estácio de Sá (SC), na sala de rádio da faculdade.

A reportagem aborda também historicamente como era a coleta de resíduos sólidos e da limpeza pública em Florianópolis até  o surgimento da Comcap em 1971. Dá abertura para a trajetória de personagens marcantes, como um ex-presidente que teve um dia de gari. Traz à tona o Projeto Beija-Flor, pioneiro em coleta seletiva no Brasil e o Programa Mercadão Popular, que oportunizou às comunidades carentes da Capital acesso à alimentação saudável a preço de custo, culminando no que é hoje o Direto do Campo.

Destaca o trabalho desenvolvido por Valdinei Marques, responsável pelo o Museu do Lixo, espaço destinado à educação ambiental, e que abriga muitos objetos doados por visitantes e encontrados nos resíduos sólidos por meio das coletas.

Serviço: Defesa do TCC Comcap: O Legado de Quatro Décadas em Florianópolis |  Quinta-feira (21) 20h30 | Faculdade Estácio de Sá, laboratório de rádio | Rua Leoberto leal, 431, Barreiros, São José | Imprensa: Thiago Moraes 9619-3911

Ricardo Medeiros | Jornalista Graduado SC 00293 |(48) 8411-0911

http://ricardomedeirosprofessor.blogspot.com | http://twitter.com/ricardoleantro | http://www.facebook.com/ricardo.leandrodemedeiros

Categorias: , Tags: , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *