Comissão julgadora queria desclassificar Voa Urubu

Na primeira noite, a Plebe sentiu o sabor da grande aceitação popular ao interpretar o “Voa Urubu”, para delírio da plateia que lotava o TAC, adicionando dois vizinhos meus (Paulo Maurício e Carlos Maestri) nas percussões.

Recorte Capuchom

Recorte Capuchom

Quando foram anunciadas as cinco que passariam para a fase final e nossa música não esta incluída entre elas, o público passou a gritar “Urubu, Urubu, Urubu…!!!”.

Nas noites seguintes, Walter Souza quase não conseguiu anunciar os demais participantes, pois a galera gritava “Urubu, Urubu” em cada intervalo entre uma musica e outra.

A comissão organizadora resolveu nos convidar para fazer o show de encerramento que aconteceria enquanto se esperava o resultado final do concurso, provocando uma grande revolta na comissão julgadora, que se sentia desprestigiada em sua decisão de desclassificar “Voa Urubu”.

O protesto foi aceito, o que não evitou que os compositores e interpretes da Plebe e do Capuchon saíssem, ao final do evento, carregados nos braços por grande parte do público até o Mini-Lanches (barzinho vizinho ao teatro, em frente ao antigo Cine São José, onde o pessoal fazia o aquecimento e a comemoração após cada etapa).

Mesmo sem a classificação Voa Urubu sempre foi a música mais solicitada e repetida, tornando-se uma referência do grupo nos shows da Plebe-Capuchon e do compositor durante anos. Outros sucessos foram “Auxílio”, “O Manga” (de Jorge Serafim e Nilo Aguiar).

O mais interessante é que compus aquela canção por brincadeira, influenciado por “Jingo”, de Carlos Santana, idealizando breve melodia e muita percussão e um solo de guitarra que nunca veio a ser tentado nos arranjos posteriores.

A letra minimalista foi inspirada numa ofensa racista (um branquelo chamou um amigo negro de “urubu”) e lembrei que, do alto do morro onde morava, o negro tinha a visão privilegiada da cidade e seus novos arranha-céus que começavam a proliferar.

Mesmo sem acertar esta última apresentação, estávamos nos bastidores acompanhando a fase final, que seria vencida por Deto & Tuca com sua linda “Esperança” e que ainda ficaram com o terceiro lugar com “Te re te te”.

Foi durante a reapresentação de “Esperança” que Neusa e eu nos declaramos e passamos a namorar.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *