Comunicação offline é mais confiável que a online

Na era da desconfiança, em que os ambientes digitais estão contaminados por discursos de ódio e notícias falsas – Fake News – conquistar a confiança dos consumidores e do público se tornou um dos grandes desafios das marcas e da publicidade.

Honestidade e autenticidade são atributos que os consumidores dizem que as marcas precisam manter, mais do que nunca, para alcançá-los e influenciá-los. Quais são as principais considerações a se fazer para marcas, proprietários de mídia e agências, que buscam vencer na era da autenticidade?

A resposta para essa pergunta faz parte de um dos três “reports” que compõem o DIMENSION 2019, da Kantar. O estudo explora os principais desafios para anunciantes, agências e proprietários de mídia na era da “DESCONFIANÇA x AUTENTICIDADE”. O estudo entrevistou 5 mil pessoas de Brasil, EUA, Reino Unido, França e China e um dos primeiros achados é que autenticidade de transparência são os atributos mais valorizados pelos consumidores.

A comunicação offline ainda é vista como mais confiável que a online: 36% confiam em artigos impressos contra 28% que confiam no online. Apesar dos baixos índices de confiança em geral, 68% dos entrevistados acreditam que jornalismo verdadeiramente objetivo é fundamental para uma democracia saudável. Mas quando as notícias falam de marcas, mais da metade acha que está na verdade consumindo publicidade.

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(ACAERT, 24/04/2019)

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