Conheça a história de Antunes Severo, o radialista que ‘antecipou’ morte do Papa


Com colaboração do escritor e especialista em mercado da comunicação, Fernando Morgado, o quadro ‘O rádio faz história’ do programa Todas as Vozes de terça-feira, 12 de maio, apresentou dois trechos de uma entrevista que Antunes Severo concedeu a Walmir Matos, em março de 2015, para a Rádio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Antunes é uma das principais referências do rádio de Florianópolis e de toda a Região Sul do Brasil.

Antunes Severo é um dos pioneiros da radiodifusão em Santa Catarina | Daniel Queiroz / ND

Antunes Severo é um dos pioneiros da radiodifusão em Santa Catarina | Daniel Queiroz / ND

Primeiramente, ele conta um causo do tempo em que trabalhava na Rádio Diário da Manhã de Florianópolis (hoje afiliada CBN). “Eu, por descuido, antecipei a morte do Papa que estava em situação crítica de saúde. Por ‘sorte’, se é que podemos dizer assim, horas depois o Repórter Esso divulgava o falecimento do pontífice. Na segunda parte do áudio, Antunes faz um breve balanço de sua carreira profissional.

Eurides Antunes Severo tem 82 anos de idade. Nasceu em Alegrete, Rio Grande do Sul em 2 de agosto de 1932. Vive em Florianópolis desde o final da década de 1950.

Na Rádio Clube Paranaense, foi eleito o melhor animador da emissora, em 1955, e melhor animador de rádio do Paraná, em 1956. Transfere-se para a Rádio Diário da Manhã, de Florianópolis no final de 1956. Trabalhou na Rádio Diário como locutor, rádio-ator, produtor e apresentador de programas de auditório, repórter e locutor noticiarista, até 1964. Também atuou na Rádio Guaíba de Porto Alegre.

O rádio faz história

O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro – 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *