Conheça o Jornal do Itacorubi, publicação gratuita desenvolvida por grupo de pesquisa da Udesc

Com os dizeres “O Jornal do bairro chegou. Pode levar, é grátis!”, o Jornal do Itacorubi desenvolvido pelo grupo de pesquisa Observatório Móvel, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), reúne dados e histórias sobre o bairro onde o campus 1 da universidade está localizado.

Distribuição do Jornal do Itacorubi. Foto:Observatório Móvel

A publicação foi realizada por estudantes do departamento de Artes Visuais (DAV) que se reuniram através do programa de extensão Mídias Táticas, do Centro de Artes (Ceart). O projeto teve tiragem de 2.500 cópias e foi distribuído de mão em mão pelo bairro.

Coordenado pela professora Nara Milioli, com colaboração dos estudantes de pós-graduação João Reginatto e Juliano Ventura, o projeto contou histórias locais e trouxe nas páginas o que os leitores gostariam de ver em um jornal de bairro. Uma das seções mais inusitadas se encontra no final do volume com informações sobre os horários de ônibus que passam no bairro.

Um dos exemplos é quando falam da linha 178 Saco Grande Via HU: “Tem tão poucos horários, e apenas nos ‘dias úteis’ que decidimos não os colocar aqui”.  Afirmações bem-humoradas e verdadeiras foram expressas com o objetivo de desenvolver um caráter informal para que as pessoas da comunidade se identifiquem com o conteúdo, afirma a professora Nara milioli.

O jornal foi produzido por alunos da graduação e profissionais convidados, durante os meses de maio a novembro e distribuído em dezembro de 2018. Todos os textos foram escritos por estudantes de Artes Visuais e depois revisados pela jornalista Nathalia Muller. Segundo Juliano, um dos editores e colaboradores do jornal, “a ideia era trabalhar o uso de mídias em que as pessoas tivessem contato tátil, como o papel”, no futuro, ambos, Nara e Juliano, imaginam o projeto fazendo parte da comunidade cotidianamente.

Na busca por representações que mostram às pessoas do Itacorubi um pouco da história do bairro, Nara conta que com a chegada de fundações públicas como a Udesc, ocorre o crescimento da região ela também comenta que o momento de entrega e distribuição do jornal foi muito importante para o grupo. Foram deixados alguns exemplares em padarias e mercados, e entregues exemplares para pessoas que participaram das histórias. Uma delas era Seu João Batista, que fez parte do grupo de trabalhadores terceirizados da Udesc por muitos anos e agora aposentado recebe o grupo de pesquisa em sua casa. “Ele ficou emocionado e muito agradecido, no final da visita saímos com vários ovos de galinha de presente do quintal dele”, afirma Nara.

No editorial, os colaboradores e editores afirmam que devido a uma das três bases da universidade, a extensão, foi possível realizar a publicação do jornal. “São ações de extensão que aproximam a universidade da comunidade, por meio de pesquisas e prestação de serviços”.  Nara Milioli e o estudante da Pós-graduação Juliano Ventura, afirmam que a vontade de produzir o jornal esteve muito presente no desejo de estar próximo da comunidade e de despertar o interesse da comunidade pelo que é produzido dentro da universidade.

No final de todo trabalho de coleta de dados e produção do jornal, obtiveram um retorno da comunidade em forma de comentários e e-mails de moradores. “Muitos sugeriram novas pautas para uma próxima edição, outros queriam mais exemplares para mostrar à toda família”. A professora Nara conta que o projeto tornou-se um registro histórico do bairro onde as pessoas podiam compartilhar com amigos e familiares.

Observatório Móvel


Observatório-móvel
 é um grupo de pesquisa do departamento de Artes Visuais da Udesc Ceart. Estudantes de artes que participam do grupo analisam os usos dos espaços públicos e as possibilidades de ação direta nos centros urbanos por meio da prática artística.
As atividades realizadas envolvem caminhadas e encontros de estudo, jardinagem, oficinas, produção audiovisual e gráfica, projeções e economia informal.

Leia a publicação do Jornal no ISSUU

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart.
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 3664-8350

Esta reportagem foi apurada e escrita pela estagiária de Jornalismo do setor, Linda Inês Pereira Lima, sob supervisão e edição da jornalista Laís Moser

(Udesc, 08/02/2019)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *