Consumo de rádio na Região Sul é maior do que média nacional

A Kantar Ibope Media lançou o estudo Inside Radio 2019, anteriormente conhecido como Book de Radio, que contém as principais informações sobre o consumo do veículo no Brasil.

Segundo o levantamento, a região Sul do Brasil tem o maior consumo do veículo, com 85%. Maior que a média nacional, onde 83% da população (em 13 regiões metropolitanas) ouvem rádio, onde 3 em cada 5 ouvintes escutam o veículo diariamente.

No total, o rádio possuí um tempo médio diário de 4h33 nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas pelo Kantar. O maior tempo médio está na Região Sudeste, que registra 4h38.

Por regiões metropolitanas, o maior alcance está na Grande Belo Horizonte, com 92% da população afirmando que é ouvinte de rádio. Os demais números: Grande São Paulo (79%), Rio de Janeiro (84%), Grande Porto Alegre (86%), Distrito Federal (77%), Grande Salvador (79%), Grande Curitiba (86%), Grande Recife (84%), Grande Fortaleza (86%), Grande Goiânia (85%), Grande Florianópolis (79%), Campinas (78%) e Grande Vitória (83%).

Sobre os dispositivos que as pessoas costumam ouvir o meio, 84% pelo receptor comum (seja o portátil ou automotivo), 20% pelo celular, 4% em outros equipamentos e 3% pelo computador. Por lugares, 70% da audiência de rádio está concentrada em casa, 23% no carro, 13% no trabalho, 8% em trajetos e 2% em outros locais.

O consumo de rádio pouco oscila nos diferentes grupos etários, mas é maior entre os grupos mais jovens do que entre os mais velhos. Entre os ouvintes, a maior parcela está entre 20/34 e 35/49, com ambos registrando 86% de alcance. Os ouvintes entre 50 e 59 anos representam 83% (igual a média) e os 82% de 10 a 19. Já no público 60+ o alcance é de 75%.

O Inside Rádio também destaca que 93% dos ouvintes (nos últimos 30 dias) ouviram música no rádio, sendo que 62% deles dizem acreditar que a música constituí parte importante das vidas. Dos gêneros musicais, o mais executado é o sertanejo, seguido do Pop Internacional, Pop Nacional, Pagode e o Gospel, no recorte do primeiro semestre de 2019.

O levantamento do Kantar Ibope Media também destacou que 70% dos ouvintes de rádio nos últimos 30 dias ouviram notícias no meio no mesmo período. Desses, 93% acompanharam notícias locais, 82% noticiários nacionais e 62% consumiram notícias de trânsito.

Sobre a publicidade no rádio, o estudo mostra que no primeiro semestre deste ano, 7.348 anunciantes investiram em campanhas publicitárias no meio. Desse total, 3.686 voltaram as verbas exclusivamente para o meio, o que representa mais de 50% do total dos anunciantes acreditaram apenas no Rádio. Outro detalhe também tem importância: Dos 7.348 anunciantes, 3.541 fizeram investimento pela primeira vez.

Com relação às marcas, 8.928 usaram o rádio para fazer as divulgações aos ouvintes. O Rádio teve 4.753 marcas que anunciaram exclusivamente no meio e 5.207 novas marcas que experimentaram a divulgação no meio pela primeira vez.

(Portal Making Of, 26/09/2019)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *