Cuidado com pesquisas na internet

As bibliotecas estão caindo no esquecimento de muitas pessoas quando o assunto é pesquisa. Mas nem sempre as informações são de fontes seguras.

MILTON – Ethevaldo, qual é o cuidado que você recomenda a todos que pesquisam na internet?

ETHEVALDO – Em primeiro lugar, vamos separar em dois grupos as maiores fontes de informações da internet. De um lado, temos os chamados motores de busca, como Google, Yahoo, Buscapé e outros.

De outro lado, temos enciclopédias virtuais, como a Wikipedia, a Britannica Digital Learning, os sites de e-learning ou de cursos à distância via internet.

MILTON – Avalie os dois grupos de fontes de informações.

ETHEVALDO: Os motores de busca, como Google, Yahoo e Buscapé são, em última instância, indexadores do que é publicado e está disponível no mundo das publicações e nos meios de comunicação.

Esses motores não produzem a informação, apenas coletam o que existe, Milton. Neles você encontra de tudo, coisas ótimas e coisas péssimas – verdades, meias verdades, mentiras, calúnias e coisas piores.

Por isso, é bom ter o máximo de cuidado com o conteúdo pesquisado nessas fontes.

MILTON – E como você avalia o outro grupo de fontes de informação, como as enciclopédias e cursos de universidades em geral?

ETHEVALDO – Esses são muito mais confiáveis, Milton. Em geral, têm tradição, têm nome e prestígio como fonte de informação. É o caso da Wikipédia, das Universidades que patrocinam sistemas de ensino à distância ou mesmo da Britannica Virtual.

Lembro apenas que a enciclopédia Britannica em papel deixou de ser impressa em 2012.

MILTON – E quais foram as coisas curiosas que você garimpou hoje na Wikipédia em português?

ETHEVALDO: Hoje, por exemplo, é uma data histórica para o futebol no Brasil, Milton. Há exatamente 120 anos, no dia 14 de abril de 1895, era realizada a primeira partida de futebol no Brasil, organizada por Charles Miller, o inglês que introduziu esse esporte no País e dá seu nome àquela praça em frente ao Estádio do Pacaembu (que se chama, na realidade, Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho)

Ainda na área de esportes, Milton. Hoje é aniversário do Santos F.C. – clube fundado em 14 de abril de 1912.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *