Debate sobre a Democratização da Comunicação

No próximo dia 28 de outubro, às 19 horas, ocorrerá no auditório da Fecesc, em Florianópolis, um debate promovido pela Comissão de Democratização da Comunicação em Santa Catarina (CDC/SC), da qual o CRP-12 faz parte.

debate-640tO evento faz parte da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, que abrange eventos do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC) em todo o país.

“Quão democráticos têm sido os meios de comunicação em Santa Catarina?” é o tema do debate que terá como palestrantes representantes das mídias pública, privada e comunitária, representante do CDC/SC e representante do Ministério Público de Santa Catarina.

Entre as questões que devem ser colocadas em pauta, destacam-se: Em que consiste, como ocorre e como é compreendida a manipulação da informação? É correta a interpretação de que a Internet tenha colaborado para fortalecer a liberdade de expressão? Que tipo de consequência decorre da compreensão de que Comunicação Social seja uma necessidade social?

E ainda: Como ocorre e quais as consequências do modo de concessão existentes hoje para o funcionamento de meios de comunicação que se utilizam do campo eletromagnético?

Semana Nacional pela Democratização da Comunicação

Para marcar a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, o Comitê do FNDC em Santa Catarina tem articulado ações para construir um diálogo com diversos segmentos da sociedade que atuam na comunicação social.

A democratização da comunicação tem sido pouco debatida pela sociedade brasileira. Por um lado, o tema é pouco abordado pelas mídias de grande circulação no país. Por outro, a sociedade civil organizada não chega a oferecer para o tema, a despeito das declarações sobre a sua importância, espaço significativo na sua agenda.

Essa omissão resulta em diferentes tipos de avaliação. Grupos sociais organizados em torno ao tema da democratização da comunicação interpretam que ela expresse um cenário nacional de centralização da mídia. Outros grupos sociais atribuem ao debate sobre a democratização uma intencionalidade de impedimento da liberdade de imprensa.

O que se propõe neste momento é que sejam criados espaços de discussão que possibilitem a confrontação das diferentes perspectivas. Espaços por meios dos quais sejam oferecidos à cidadania informação e um elenco de opiniões que possam servir de apoio à definição de caminhos a serem trilhados pelo país no caminho de sua construção democrática.

Diante do exposto, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) está apoiando essas iniciativas como integrante do Comitê e propondo que as diferentes instituições e entidades (universidades/escolas, sindicatos, associações comunitárias e associações de classe) que congregam atores sociais realizem debates, convidando os mais diversos atores sociais sobre o tema “Quão democrático têm sido os meios de comunicação em Santa Catarina?” Segundo a nossa proposição, esse tema poderia ser debatido em seminário, rodas de conversas, programas rádio ou emissoras de televisão, ou outras formas que sejam definidas pelos seus organizadores.

debate.cdr

SERVIÇO
DEBATE SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO
QUANDO: quarta-feira, 28/10, às 19h
ONDE: no auditório da FECESC (Av. Mauro Ramos, 1624, Centro, 1 andar)
Mais informações: www.crpsc.org.br

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *