Descobrindo tesouros escondidos

igreja-nspartoApesar de muito andarilhar pela Cidade, confesso que não conhecia a Igreja de Nossa Senhora do Parto até o final do ano passado. Não por desinteresse, muito pelo contrário. Sempre tive curiosidade de conhecê-la e me ressentia, pois imaginava que tivesse sido demolida. Fiquei surpresa ao saber que, ao contrário de tantas outras lindas igrejinhas espalhadas pela Cidade – quem lembra da pequena capela que havia em frente à Praça dos Bombeiros “tombada” na década de 1970? – a igreja de Nossa Senhora do Parto ainda estava de pé e animada com a notícia de que não só continuava aberta à visitação como tinha uma intensa rotina de atividades litúrgicas.

Ainda que durante muito tempo a Conselheiro Mafra tenha sido entregue ao abandono e hoje apresente barbaridades arquitetônicas como aquela famosa casa, enclausurada entre tapumes, o que restou dela, felizmente, também encontramos casinhas revitalizadas, bem pintadas, ocupadas como moradia além de novas e tradicionais casas de comércio, pois nem só de equipamentos culturais se faz uma revitalização!

Independentemente do aspecto religioso, a Igreja de Nossa Senhora do Parto merece uma visita. Seja pela sua arquitetura despojada, pela beleza de suas imagens ou simplesmente pela sua permanência na paisagem. Coisa rara em Florianópolis.

Foto: Comunidade Católica Divino Oleiro

 

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *