Deutsche Welle amplia sua programação e lança nova imagem

Deutsche Welle, de olho nos mercados da mídia internacional anuncia nova programação televisiva, novo logotipo e presença reformulada na internet

MÍDIA | DW-WORD.DE | Birgit Görtz (av)

Deutsche Welle se moderniza

A partir da próxima segunda-feira (06/02), a Deutsche Welle reafirma sua competitividade no mercado internacional de mídia. Entre suas novas características, constam a reformulação da oferta televisiva e um novo corporate design, assim como o endereço www.dw.de. “Essas mudanças são um marco para uma melhor presença midiática da Alemanha no mundo”, declarou o diretor-geral da empresa de comunicação, Erik Bettermann. Na qualidade de especialista em assuntos da Alemanha, a Deutsche Welle se propõe a identificar eventos e tendência importantes, esclarecer interconexões entre os fatos e fornecer análises.

A nova presença da DW em todas as mídias visa fazer jus a essa proposta.??Um novo endereço: “dw.de”?O novo website integra o total das ofertas de conteúdo da DW, reunindo as diferentes formas de apresentação digital, quer se trate de texto, vídeo, áudio ou elementos interativos. “O endereço dw.de é sinônimo de informações confiáveis da Alemanha e de conteúdos jornalísticos valiosos em 30 idiomas. Um esquema de cores renovado e um design contemporâneo conferem ao portal um rosto simpático”, descreve Erik Bettermann.

A presença da DW na rede oferece uma concepção interativa comprovada: os conteúdos são dispostos tematicamente e organizados exatamente como os usuários esperam, através de todas as rubricas e páginas. O layout destina maior espaço para imagens, informações de fundo e vídeos relativos aos destaques do dia, em formato multilíngue e multimídia.??O Media Center da DW pode ser visitado a partir do site dw.de. Através dessa mediateca, o usuário tem acesso direto aos vídeos, áudios e galerias de fotos do amplo arquivo multimídia da DW, incluindo artigos, programas e séries temáticas completas.

A DW associa a reformulação e ampliação de sua oferta televisiva e de internet a uma nova presença de marca. Segundo o diretor-geral, Erik Bettermann, cada vez mais países querem participar da formação da opinião pública em nível mundial, e competem pela atenção do público.??”Nesse contexto, uma nova presença de marca é um investimento indispensável para um posicionamento bem-sucedido nos mercados internacionais de mídia”.

Novas plataformas tecnológicas e canais de distribuição igualmente exigem uma concepção para uma presença intermidiática que seja rapidamente identificável e inconfundível, disse o diretor-geral da DW.??A Deutsche Welle adaptou sua imagem às exigências da atualidade. Em breve, ela irá apresentar-se com um novo logotipo, que espelha o total de suas ofertas jornalísticas – em todos os continentes e em todos os idiomas, independente do veículo de comunicação.

Também na televisão, a DW passa a oferecer novos canais e programas, em novo design. Sua programação segue informando regularmente sobre o que há de mais importante no mundo das notícias, e, além disso, a DW apresenta uma palheta de magazines, reportagens e documentários em produção esmerada, sobre os mais variados campos temáticos. Mais informações sobre a programação de TV em alemão, inglês, espanhol e árabe emwww.dw.de/tv.

O foco principal da reforma abrangente da emissora alemã de TV para o exterior é um maior direcionamento para os grupos-alvo, através de novos e claros canais em diferentes idiomas, da regionalização dos programas e de uma nova diversidade de formatos multimídia de emissão.

Novo logotipo da Deutsche Welle

A partir de 6 de janeiro de 2012, a DW expande de duas para 20 horas diárias sua programação televisiva em espanhol para a América Latina. Também nas demais regiões-alvo, a DW regionaliza mais fortemente sua oferta televisiva.??O canal-base da DW transmite 24 horas por dia, em inglês, para a África, Ásia e Austrália. Além disso, há os canais linguisticamente específicos. Na América do Norte e Latina, assim como na Ásia, o programa da DW tem 20 horas em alemão e quatro em inglês; no mundo árabe são dez horas em idioma árabe e 14 em inglês. No canal regional da Europa, a DW tem 18 horas de programação em inglês e, no horário nobre, seis em alemão.

Lado a lado com a transmissão linear de TV em alemão, inglês, espanhol e árabe, a DW iniciou a produção de magazines em diversos outros idiomas. Desde o último trimestre de 2011, as emissoras associadas no centro e sudeste da Europa apresentam magazines em romeno, croata, bósnio e albanês. Todas as demais redações da DW também se ampliam gradativamente em direção à multimedialidade.

Revisão: Carlos Albuquerque

1 responder
  1. Ana Lúcia says:

    Com essas mudanças na DW, como fica os programas antigos, como Quadriga?
    Apreciava mais quando a emissora revezava, a cada uma hora, as línguas (alemã, inglesa e espanhola)na programação.

    São Paulo, Brasil

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *