Dicas para ser um bom locutor

O profissional de locução pode atuar em vários segmentos. É possível gravar comerciais de rádio e TV, chamadas para carros de som, esperas telefônicas, locução noticiosa, programa de entrevistas, reportagens, apresentar eventos e inúmeras outras funções. Mas é precisamente sobre o locutor de rádio, aquele que faz ao vivo os programas, que vamos comentar aqui.

capa

Se você se encantou com o mundo do rádio agora ou já era um apaixonado por este veículo há algum tempo, separei algumas dicas que costumo dar a meus alunos, para que você também possa se aperfeiçoar na arte da locução. Afinal, hoje em dia, ninguém mais precisar ter vozeirão para ser locutor, basta ter técnica, carisma e vontade.

Atualmente, o locutor de rádio pode ser comparado a um ator. A partir do momento que ele entra no ar, deve esquecer os seus problemas e incorporar um personagem. Uma figura divertida, agradável de ouvir. Não esqueça: você pode mudar a vida de muitas pessoas.  Faça do seu trabalho uma arte. Se estivesse no lugar do ouvinte, você gostaria de ouvir certa música ou a um comentário sobre determinado tema? Pense bem nisso antes de entrar no ar.

Principais dicas:

O ouvinte está em primeiro lugar. Faça sempre seu trabalho para agradar às pessoas que estão lhe ouvindo, não para agradar o seu chefe.

Entenda as mulheres. Pesquisas comprovam que as mulheres são as principais ouvintes do rádio no mundo inteiro. Elas têm um ouvido mais apurado que os homens. As mulheres conseguem incrivelmente ouvir o rádio, passar a roupa e atender ao telefone ao mesmo tempo. Não esqueça que quando você faz um programa de rádio, tem que agradá-las em primeiro lugar.

Especialize-se. Você deve conhecer e saber atuar em todas as áreas da locução, mas o ideal é saber “jogar” bem em uma só. Procure especializar-se em um só tipo de locução. Se você pretende ser um locutor romântico, por exemplo, invista nisso. Tente ser o melhor locutor romântico da sua emissora, depois da cidade, da sua região e assim por diante. Desta forma você será sempre lembrando como “o melhor”, não como mais um locutor “quebra-galho”, que se vira bem em qualquer estilo.

Faça seu marketing pessoal. Procure freqüentar eventos relacionados à sua área, congressos publicitários, coloque-se a disposição de rádios comunitárias para prestar serviços voluntários ou junto a colégios e universidades para explicar aos alunos sobre o dia-a-dia do seu trabalho. Faça amigos na área. Quanto mais pessoas você conhecer e apresentar seu portfólio, maiores suas chances de novos trabalhos.

Seja humilde. Talvez nem fosse preciso dizer, mas a humildade é o ponto principal para quem almeja o sucesso. Ninguém faz nada sozinho e ninguém é insubstituível. Então faça o melhor e confie em você, mas sem querer passar os outros para trás.
O que fazer sem imagem? Trabalhar com locução, sem ajuda de imagens é um desafio, mas um desafio empolgante, com certeza.

Não esqueça que você só tem como instrumento de trabalho a voz e as suas palavras. Em qualquer outra forma de comunicação tradicional você conta com os elementos visuais, como seus gestos, sua postura e sua roupa. Segundo pesquisas, os elementos visuais correspondem a 55% da comunicação. Aí está seu desafio: passar uma mensagem com total eficiência, sem a imagem. Boa sorte!

Watson Zucco Weber é publicitário, especialista em Rádio e TV, autor do livro “Você Nunca Ouviu Nada Igual”. Blog: http://vocenuncaouviunadaigual.blogspot.com

Veja também :
Caros Ouvintes e Rádioficina lançam parceria para capacitação e treinamento profissional

Nove dicas para um locutor de rádio

Presidente do Clube da Voz fala sobre locução publicitária

Top 10: Os livros para comunicadores

(Publicada originalmente em 03/08/2008)

312 respostas
« Older Comments
  1. Adjaci Alves de Queiroz says:

    Sou um apixonado pela comunicação,tenho uma vida tomada por reuniões encontros e contato com o povão. Pesquisando encontrei estas colocaçãoes a respeito, para mim foi uma alavancada nos meus sonhos que pretendo ainda trabalhar ou fazer um programa numa rádio. tenho facilidade de comunicação e vou realiza-lo. Graças as reportagens que li e principalmente a de Watson Zucco Weber

  2. vera lucia says:

    ola tambem sou apaixonada pela comunicação
    estou correndo atras dos meus sonhos ;tudo esta tão difícil
    estou pesquisando tudo adoro radio amo de paixão
    tambem estou correndo para tirar o drt

  3. jose wilsom pereira says:

    ola bom dia to fazendo curso locutor mas gostaria de receber dicas e ate fazer esse curso seus p ter mais conhecimento e informaçao na minha bagagem pois minhas aulas sao so 2 dias por semana como ter um contato mais proximo 14 30222842 avare sp 14 997740737

  4. Maria Sousa says:

    Muito obrigada pelas dicas! Tenho certeza que vão me ajudar futuramente. Sou apaixonada por rádio desde muito pequena. Eu tenho 12 anos e sonho em ser radialista. Bem, eu entrei na rádio da minha escola e comecei a me interessar muito mais por essa área tão maravilhosa, depois disso comecei a fazer cursos.. E espero que consiga o que tanto mais quero, ser uma locutora.

  5. Edinaldo Nascimento says:

    Fui locutor por 2 anos. Sendo um em Concórdia do PA.
    La fiz o Programa Paixão Sertaneja, uma marca na minha vida.
    Pos fui muito feliz nesse periodo. Pretendo voltar a ativa mas,
    Dessa vez quero viver pra arte. Pos pra mim,locução é arte.

  6. Rogerio S. e Silva says:

    Tenho 55 anos e por muitos anos apaixonado por Rádio. Fiz muita Produção de comerciais, anúncios etc…Tenho uma voz grave e excelente dicção, já fui diretor de uma Rádio Comunitária e cheguei a fazer programas a noite. Mas fui me
    encontrar fazendo programas diurnos voltados a notícias e diretamente a problemas da comunidade. Quando vejo pessoas do segmento dando dicas fico muito satisfeito e dou parabéns pela iniciativa aproveitando o gancho para aprender cada vez mais. Valeu, abraços aos apaixonados por Rádio…

  7. Guipsom Ferreira says:

    Trabalho como mobilizador social,na direcçao municipal da saúde de luanda em campanhas vacinaçao como a pólio e outras, tenho uma excelente voz e tecnica de marketing,mas meu sonho é trabalhar para uma emissora de rádio e humildemente aperfeiçoar mais e com notícias fazer meus país crescer mais e melhor.

  8. José marques de lima filho says:

    Olá todos da comunicação, não sou locutor muitas pessoas acham que eu tenho voz de locutor, por isso tenho a curiosidade de saber se na verdade isto funciona mesmo ou só é para me agradar, quem sabe se é minha vocação ou não só fazendo um teste.

  9. José marques de lima filho says:

    Olá todos da comunicação, não sou locutor mais muitas pessoas acham que eu tenho voz de locutor, por isso tenho a curiosidade de saber se na verdade isto funciona mesmo ou só é para me agradar, quem sabe se é minha vocação ou não só fazendo um teste.

Trackbacks & Pingbacks

« Older Comments

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *