Dicas para ser um bom locutor

O profissional de locução pode atuar em vários segmentos. É possível gravar comerciais de rádio e TV, chamadas para carros de som, esperas telefônicas, locução noticiosa, programa de entrevistas, reportagens, apresentar eventos e inúmeras outras funções. Mas é precisamente sobre o locutor de rádio, aquele que faz ao vivo os programas, que vamos comentar aqui.

capa

Se você se encantou com o mundo do rádio agora ou já era um apaixonado por este veículo há algum tempo, separei algumas dicas que costumo dar a meus alunos, para que você também possa se aperfeiçoar na arte da locução. Afinal, hoje em dia, ninguém mais precisar ter vozeirão para ser locutor, basta ter técnica, carisma e vontade.

Atualmente, o locutor de rádio pode ser comparado a um ator. A partir do momento que ele entra no ar, deve esquecer os seus problemas e incorporar um personagem. Uma figura divertida, agradável de ouvir. Não esqueça: você pode mudar a vida de muitas pessoas.  Faça do seu trabalho uma arte. Se estivesse no lugar do ouvinte, você gostaria de ouvir certa música ou a um comentário sobre determinado tema? Pense bem nisso antes de entrar no ar.

Principais dicas:

O ouvinte está em primeiro lugar. Faça sempre seu trabalho para agradar às pessoas que estão lhe ouvindo, não para agradar o seu chefe.

Entenda as mulheres. Pesquisas comprovam que as mulheres são as principais ouvintes do rádio no mundo inteiro. Elas têm um ouvido mais apurado que os homens. As mulheres conseguem incrivelmente ouvir o rádio, passar a roupa e atender ao telefone ao mesmo tempo. Não esqueça que quando você faz um programa de rádio, tem que agradá-las em primeiro lugar.

Especialize-se. Você deve conhecer e saber atuar em todas as áreas da locução, mas o ideal é saber “jogar” bem em uma só. Procure especializar-se em um só tipo de locução. Se você pretende ser um locutor romântico, por exemplo, invista nisso. Tente ser o melhor locutor romântico da sua emissora, depois da cidade, da sua região e assim por diante. Desta forma você será sempre lembrando como “o melhor”, não como mais um locutor “quebra-galho”, que se vira bem em qualquer estilo.

Faça seu marketing pessoal. Procure freqüentar eventos relacionados à sua área, congressos publicitários, coloque-se a disposição de rádios comunitárias para prestar serviços voluntários ou junto a colégios e universidades para explicar aos alunos sobre o dia-a-dia do seu trabalho. Faça amigos na área. Quanto mais pessoas você conhecer e apresentar seu portfólio, maiores suas chances de novos trabalhos.

Seja humilde. Talvez nem fosse preciso dizer, mas a humildade é o ponto principal para quem almeja o sucesso. Ninguém faz nada sozinho e ninguém é insubstituível. Então faça o melhor e confie em você, mas sem querer passar os outros para trás.
O que fazer sem imagem? Trabalhar com locução, sem ajuda de imagens é um desafio, mas um desafio empolgante, com certeza.

Não esqueça que você só tem como instrumento de trabalho a voz e as suas palavras. Em qualquer outra forma de comunicação tradicional você conta com os elementos visuais, como seus gestos, sua postura e sua roupa. Segundo pesquisas, os elementos visuais correspondem a 55% da comunicação. Aí está seu desafio: passar uma mensagem com total eficiência, sem a imagem. Boa sorte!

Watson Zucco Weber é publicitário, especialista em Rádio e TV, autor do livro “Você Nunca Ouviu Nada Igual”. Blog: http://vocenuncaouviunadaigual.blogspot.com

Veja também :
Caros Ouvintes e Rádioficina lançam parceria para capacitação e treinamento profissional

Nove dicas para um locutor de rádio

Presidente do Clube da Voz fala sobre locução publicitária

Top 10: Os livros para comunicadores

(Publicada originalmente em 03/08/2008)

312 respostas
« Older CommentsNewer Comments »
  1. PAULO ROGERIO says:

    MUITO INTERESSANTE …E SEMPRE COLOQUEI ESSA IDÉIA NA MINHA PRA TICA DIÁRIA …SER LOCUTOR É TUDO DE BOM …MAS TEMOS QUE CUIDAR MUITO , POIS PODEMOS MUDAR CONCEITOS , INCENTIVAR , ETC…O OUVINTE EM PRIMEIRO LUGAR SEMPRE …ABRAÇOS E PARABENS PELO TRABALHO !

  2. Sílvia Marrony says:

    Nossa amei as dicas,eu já sou uma locutora de rádio mas sempre é bom ouvir e ver dicas de profissionais mais esperientes pois tenho apenas 19 anos ! pretendo crescernesta área..´pois leva emoção e descontração tanto pra quem faz como pra quem ouve !!! muito bomm …

  3. jani says:

    Olá!!! Sou locutora há anos…. Suas dicas são otimas!!! é sempre bom poder ler esse texto a cima, e sempre colocar em pratica tudo isso.
    Deus abençoe sempre você.
    Abraços

  4. tony santos says:

    as melhores dicas, o melhor pico ,omelhor exito e o melhor fareitudo isso para chegar no objetivo q pesso semprem a Deus estudarei sempre com essas diacas obrigado e Deus abençoi

  5. enio sales almeida says:

    valeu amigos locutores queria so uma oportunidade de mostra minha voz

  6. THALITA says:

    OBRIGADA PELAS DICAS NAO SOU LOCULTORA MAS SOU DE REDAÇAO E PESQUISA , MAS OBRIGADA PELAS DICAS!!
    THAU , FUIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!

  7. laurindo ngunga tenente says:

    ser radialista foi e será sempre meu sonho, e neste momento xtou a frequentar um curso de lingua portuguesa e jornalismo projecto hora H é um projecto da radio cinco pra escuberta de novos valores e incentivos a habitos de leitura obrigado pelas dicas

  8. janderson silva says:

    adorei muito todas as dicas. Sou iniciante com apenas 14 anos, e com essas dicas aposto que eu já vou arrasar no meu programa.

    Valeu!
    Obrigado

  9. osnir de souza ramos says:

    ola amigo estou comentando poque agora me retorna um sonho de infância tenho trinta anos mas na minha infância sempre foi meu sonho ser um locutor caminhei por este caminho da maneira errada vou explicar saia atrás do carro do algodão doce carro de frutas ate de doentes pedindo doações… pedia para apresentar e eles mim davam pois gostavam da minha iniciativa e minha voz o problema é que eles não me traziam de volta de onde sai aponto as vezes de não saber mas voltar para casa dentre outras aventuras cheguei a trabalhar em carro de som radio de poste anuncia festividades mas esquece de estudar fui um garoto muito levado … mas queria ser locutor em uma oportunidade um admirador da minha forma de falar me levou a uma radio local do interior e lar foi onde eu ouvir as piores coisas da minha vida neste respeito em relação a estudo pois eu tinha apenas a quarta serie … não consegui usar isso como escada mas o contrario disso me abalou e me traumatizou aponto de não mas pensar na possibilidade não lembo o nome da pessoa pois só a suas palavras que ficaram tragicamente gravadas em mim um a braço amigo esta é parte reduzida da estoria de um que com certeza seria um grande locutor…osnir ramos

  10. tarcio da silva dos santos says:

    ola meu querido esses metodos que voce usou ai tem tudo a ver comigo.
    sou locutor tenho apenas 20 anos de idade esse ano tive uma experiencia que contou bastante com o lado emocional mais como voce mesmo citou temos que ser ator tabem..
    foi um grande desafio pra mim mais graças há deus tirei de letra sem contar que a politica aqui onde eu trabalhei é bastante calorosa onde o povo veste a camisa mesmo sabe?
    mais meu grande sonho e ser locutor de raio e tenha certeza e fé em deus que esse sonho estar perto de se realizar porque uma coisa eu tenho de sobra o mais importante humildade e fé em deus moro em cardeal da silva bahia onde a minha profissão e desvalorizada mais espero em deus que as portas se abram pra mim..
    meu querido um grande abraço e muito sucesso pra voce!!!

  11. monica prado says:

    SOU LOCUTORA DE UM PROGRMA GOSPEL COM O NOME MAIS PERTO DE DEUS,TODOS OS DIAS DE SEGUNDA A SEXTAS DE 12:00 AS 13:30 ESUAS DICAS FORAM MUITO BOA OBRIGADA FIQUE COM DEUS.AOS OUTROSLOCUTORES UMA OTIMA SEMANA,NA PAZ DO SENHOR JESUS.

  12. Ícaro Azevedo Monteiro says:

    Sou um jovem, que tem como grande sonho, ser locutor esportivo …

  13. LETICIA GOMES says:

    SOU LOCUTORA DE UM PROGRAMA JOVEM DO MINISTERIO ARCA DA ALIANÇA PELO PREFIXO 104.9 MHZ NO ESTADO DO PARÁ E GOSTEI MUITO DE SUAS DICAS……..

  14. savio says:

    obrigado pelas dicas. descobrir minha voação para ser locutor em uma viagem onde meus amigos e eu brincamos de apresentar um programa onde nos mesmos participavamos. nao tive o portunidade mas vou correr atras!! muito obrigado.

  15. Jean Santos says:

    Me chamo J. Santos, 18 anos, Sou de Manaus-AM, Iniciei minha carreira na comunicação no inicio de 2013, na rádio 94.3 FM do Povo, estou adorando…
    Estou aprendendo as Técnicas de Locução sozinho…
    Pois tenho muita facilidade de aprender só…
    E gosto muito de ler as técnicas de vcs…

  16. Sirlei says:

    Sou Sirlei Damaceno Locutora da Radio celeste de Sinop MT, Adorei as Dicas. faço um programa Romântico e essas dica abrilhantaram minhas Idéias

  17. Joedson almeida Silva says:

    olá, tenho 17 anos e já apresento programa de rádio em minha cidade. e com essas dicas tenho certeza que vou melhorar mais e mais nesta área que eu gosto muito. obrigado!

  18. Antunes Severo says:

    Adriel,
    no site publicamos muitas matérias de interesse profissional, particularmente os artigos do colega e integrante do grupo de colunistas do Caros Ouvintes, Watson Zucco Weber.
    Grato pelo contato.

  19. atiele says:

    bem eu estou começando a fazer o programa a voz das asembleia de deus e quero ter algumas ideias.legais que chame a atençao e cada palavra traga bons frutos para cada coraçao porque a voz das assembleia de deus tem como privilegio levar a palavra de deus em cada casa abençoando cada familia

  20. Antunes Severo says:

    Olá Irlândio,
    você pode começar lendo o livro Produção de Rádio – um manual prático da Magaly Prado, lançado pela Editora Campus, em 2006.
    Boa leitura.

  21. Fabio dela penha says:

    deixo a qui meus parabéns a você bom amigo que nos deu uma aula axpertacular foi ótimo sua expressao nos ensina a se um bom profissional eu tenho uma radio web chamada RADIORIOSDEVIDA.COM entrando você conhecera uma radio que veio para fazer a diferença não sendo melhor do que neguem mais trabalhando como profissional

  22. Lucas Braga says:

    Olá, tenho 16 anos minha voz é muito grossa e todos dizem para ser locutor de rádio, gostaria de trabalhar mais não sei se irão me aceitar pois sou jovem de mais! E é muito légal saber que a humildade leva as pessoas bem longe.

  23. jailson barbosa says:

    Olá tenho um grande sonho de ser locutor romântico, gostaria de uma ajuda ,tenho uma voz incomparável e de fato seria um ótimo locutor romântico,tenho 24 anos e esse sempre foi o meu grande sonho,,,me mande um email ,desde já grato ……

  24. Antunes Severo says:

    Olá Jailson, você se considera preparado? Que cursos você tem? Você faz exercícios de locução regularmente? Tem amigos que são locutores? Já visitou alguma rádio? Conhece a parte formal da profissão?

  25. ALIPIO DAMATTA says:

    OLA AMIGOS…SOU LOCUTOR NA RADIO INOVACAO FM E LEIO SEMPRE SOBRE ABERTURA,DECORRER E FECHAMENTO DE PROGRAMAS…E ESTAS DICAS Q VEMOS NESTE SITE AJUDA EM MUITO.VI Q NEM SEMPRE O Q A GENTE PENSA Q VAI AGRADAR O OUVINTE É REALMENTE O Q O AGRADA…VALEU ABRACOS…

  26. salvador rocha vieira says:

    ola meu nome er salvador sou locultor em uma radio minha q er pirata e tou arrumando uma vaga em uma radio comunitaria e ja sou um bom locultor o nome do meu prog er programa joven eu tenho 16 anos e qeria tirar uma licença pra meu prog….pra qe eu possa levar pra otas radios por favor me liguen neste num…99-8822-8827 agradeço

  27. Jéssica Santos says:

    Ola, gostei mt do site me ajudou bastante e estou mt satisfeita pois consegui tirar mts dúvidas com relação a ser uma boa locutora.

  28. Antunes Severo says:

    Oi Jéssica,
    Parabéns por sua atitude de ir buscar o conhecimento e muito grato pelo contato.
    O colega Watson vai ficar também muito satisfeito com o seu aproveitamento.

  29. pricila souza says:

    TENHO 21 ANOS E TRABALHO NA RÁDIO TROPICAL FM.JA TRABALHO COMO LOCUTORA, MAIS AS VEZES FICO UM POUCO NERVOSA
    E ERRO TAMBEM. QUERO MUITO MELHORAR PARA SER UMA BOA LOCUTORA.

  30. Osvaldo Moreira says:

    Sou locutor de rádio e me profissionalizei no ano de 1980, porém nestes últimos anos não mais exerci a função. neste momento quero retornar e sinto que preciso fazer um estágio de atualização. Alguém poderia me orientar e quem sabe me ajudar?. Moro em São Paulo, região leste da cidade.

  31. Samuel Nascimento Santos says:

    boa noite . gostaria de ser locutor de rádio ,estava cursando marketing onde meu professor (que se formou em locução dizia que a voz extensa era necessária),porém antes disso um amigo da família afirmou que não era necessário ter uma grande voz ,as pessoas dizem que eu tenho e trabalho usando ela mas não como locutor. Por onde devo começar ?muito boa a matéria

  32. João Henrique says:

    gostei muito e sou Locutor de Radio e Sei que temos que aprender a cada intante, e nunca querer ser melhor que ninguém ..
    adorei essa parte ..
    ”” humildade é o ponto principal para quem almeja o sucesso. Ninguém faz nada sozinho e ninguém é insubstituível.
    Então faça o melhor e confie em você, mas sem querer passar os outros para trás ”’.

  33. Dionisson says:

    Na verdade meu sonho é ser jornalista mais quero ainda ser locutor de Rádio pois tenho uma voz mt grave e pratico tds os dias em casa cm se eu tivesse em uma Rádio tenho 17 ano e creio que ja estou capacitado pra assumir uma vaga.

  34. Antunes Severo says:

    Parabéns Dionisson.
    Agora é aproveitar para completar o segundo grau e fazer um curso na área – comunicação: jornalismo, rádio, televisão, produção, fotografia, cinema, artes plásticas, sociologia, direito, administração.
    E sempre manda notícia para acompanharmos teu desenvolvimento.

  35. JOSIANE SANTOS says:

    Obrigada pelas dicas vou iniciar um trabalho como locutora de rádio e essas dicas me deram mais segurança. Beijos…

  36. MIKE says:

    OLÁ QUERIDA, TAMBEM GOSTARIA DE FAZER PARTE DESSE QUADRO FANTASTICO MAS, INFELIZMENTE NUNCA TIVE OPORTUNIDADE. QUE SABE UM DIA!
    CONTUDO, PARABENS PELA PERFORMACE.

Trackbacks & Pingbacks

« Older CommentsNewer Comments »

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *