Ditados: “A voz do povo é a voz de Deus”. Será?

Há uma série de ditados que podemos “discutir” aqui na coluna. Aliás, temos feito isso no programa Na cadeira do barbeiro, no rádio. Existem ditados que, como diz outro ditado: “Caem como uma luva”. Já outros dão o que pensar.

Há umas duas semanas comentei na coluna sobre o ditado: “A ocasião faz o ladrão”. Desse discordo totalmente e mencionei o motivo. E que tal o do tema de hoje? “A voz do povo é a voz de Deus”.

Quem diz isso, imagino, deve querer ter o direito de se expressar livremente, tanto em sentido individual como coletivo. Já não bastassem as atrocidades as quais o povo é submetido. As injustiças que passamos. Saber que culpados têm a ousadia, para não dizer a “cara de pau” de dizer que são inocentes, que não sabem de nada, que é “armação”; e mesmo que sejam presos logo são colocados em liberdade.

Somado a isso jamais devolvem o que realmente desviaram para não dizer roubaram. Essas trocas de palavras que deixam mais suaves seus crimes são eufemismos; dá uma boa crônica também. Mas também questiono o ditado “A voz do povo é a voz de Deus”. Nunca podemos generalizar- julgar todos por um. Agora, diante algumas e não poucas pessoas que não se informam, não leem, não estudam, não refletem.

Diante de pessoas preconceituosas. Algumas que já chegaram ao ponto de linchar um inocente pensando que fosse culpado. Com certeza há entre o povo pessoas bem preparadas para discutirem certos assuntos polêmicos, mas são poucas. Que todos têm o direito de serem ouvidos é uma coisa.

Mas aí a dizer que a voz do povo é a voz de Deus, como sendo essa soberana considero um absurdo. Ditado sem nexo.

A pessoa que o elaborou só por pronunciá-lo já mostrou a bobagem que falou. Precisamos como povo primeiro nos informar, ter conhecimentos, menos preconceitos, e ainda assim é “forçar a barra” dizer o tal ditado.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *