Doce Turminha e o Bom Samaritano

Doce Turminha e o Bom Samaritano é um desenho animado, em vídeo, com duração de 10minutos, que bem poderia ser apresentado em forma de uma peça radiofônica. Os personagens foram criados por Jeremias e Eduardo Drachinski com base na história bíblica do bom samaritano criada por Jesus Cristo, e registrada no evangelho de Lucas.
Da Redação

Este tipo de trabalho é produzido de maneira tradicional (como os filmes dos estúdios Disney e estúdio Ghibli), ou seja, cada quadro foi desenhado de forma artesanal, os cenários também foram pintados à mão, com efeitos e edição em computação gráfica. A produção do som foi feita com a colaboração da produtora de áudio Norelha e de dubladores, entre eles, Antunes Severo, fazendo a voz do personagem principal. As crianças foram selecionadas do curso de atuação da Companhia Nacional de Talentos.
Em dezembro de 2006, uma versão semi-concluída foi apresentada por Eduardo Drachinski (diretor), como Trabalho de Conclusão de Curso, à banca de avaliação do curso de Comunicação Social – Cinema e Vídeo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), obtendo aprovação com nota 10 pelos três professores.
O público é amplo, destinando-se às crianças e toda a família.
Passados alguns meses, foram concluídas todas as imagens. No todo a produção levou aproximadamente 15 meses para ser concluída.
O vídeo Doce Turminha e o Bom Samaritano já foi selecionado para apresentação na Mostra Udigrudi Mundial de Animação (MUMIA), em Belo Horizonte, no programa 5, no dia 15 de novembro.  Posteriormente será inscrito em diversos festivais de cinema como o Florianópolis Audiovisual MERCOSUL (SC), Festival Internacional de Animação do Brasil (RJ e SP) e Festival de Cinema Infantil de Florianópolis, entre outros.
Diferentemente da maioria dos desenhos animados atuais, Doce Turminha e o Bom Samaritano não contém violência, rebeldia, grosserias, insultos, incentivo à individualidade e egoísmo. Pelo contrário, transmite ao público os sentimentos de altruísmo e caridade, frutos da fé cristã. Valoriza relacionamentos, como os filmes animados Ursinho Pooh, e Em Busca do Vale Encantado. Apesar do forte conceito por trás da história, esta não é cansativa, pois o filme contém ação, drama, alegria e toques de humor.

A Doce Turminha é um grupo de 12 insetos muito simpáticos. Todos são crianças, com exceção do Escaravelho, que é um velhinho. Eles moram em uma árvore, numa imensa floresta. Seu modo de viver é semelhante ao dos seres humanos, o que gera identificação por parte do público. Os quartos, a sala, a cozinha, contêm móveis e objetos, mas tudo em miniatura. O relacionamento deles é como o de uma família, com todos os sentimentos que isso envolve. Assim, os valores e princípios de boa conduta, podem ser transmitidos ao público, cumprindo o objetivo dos autores que pretendem utilizar a Doce Turminha em livros, cartões, pôsteres e animações, enfim, no setor editorial e audiovisual.
Para saber mais, acesse: www.doceturminha.com.br
Para ver o vídeo, depois de abrir o site clique em Desenhos Animados.
 


{moscomment}

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *